Fogos de artifício com estampido estão proibidos em Navegantes

08/12/2023 - 14:37h

A equipe do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) está fazendo a colagem de cartazes em locais públicos e privados com informações sobre a proibição dos fogos de artifício com estampido em Navegantes.

Defensora das causas animais no município, a vereadora Sol Dapper também participa da ação e comenta sobre o decreto 106/2021, que regulamenta a Lei nº 3470/2020, em que ficou estabelecido sobre a proibição do uso de fogos de artifício com poluição sonora.

“Nesta época de festas, lembramos que a utilização de fogos de artifício é somente para efeitos visuais, ou seja, sem barulho, uma forma de garantir à integridade física das pessoas, dos animais e meio ambiente”, destaca a vereadora.

De acordo com o superintendente da pasta, Marcos Zaleski de Matos, a equipe do IAN orienta os comerciantes sobre a proibição da venda e soltura e os danos causados pelos fogos de artifício com estampido e ressalta que há uma boa aceitação dos comerciantes sobre as restrições, o que evidencia que a lei municipal tem contribuído para aumentar a conscientização das pessoas.

"A queima de fogos com estampido acarreta diversas perturbações e riscos de acidentes. Essa prática pode resultar em problemas graves de saúde, como lesões na audição, queimaduras, amputações e até mesmo óbitos. Os riscos estendem-se aos animais, que possuem uma sensibilidade auditiva maior do que a dos humanos, podendo causar grande estresse, ansiedade e até mesmo danos permanentes na audição dos animais”, explica o superintendente.

Quem descumprir as normas, terá seus produtos apreendidos e pagará multa. Os valores arrecadados serão revertidos ao IAN para ações, publicações e campanhas de conscientização da população sobre legislação da área do meio ambiente, posse responsável e direitos dos animais.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP