Navegantes recebe unidade avançada do SAMU

14/12/2023 - 16:17h

Neste sábado (16), Navegantes recebe a Unidade de Suporte Avançado (USA) de atendimento do SAMU. A cerimônia de inauguração acontece a partir das 14h, na Rua Ezequiel Antero Rocha, 415, Centro, próximo à Câmara de Vereadores.

A coordenadora da Unidade de Suporte Básico (USB) do município, Daiane Ribeiro de Castilho, destaca que a vinda de uma USA para Navegantes é uma grande vitória para a população.

"Mensalmente a USB, que já atua no município há 17 anos, atende em média 180 ocorrências, muitas delas necessitam de apoio de uma unidade avançada. Percebia-se uma dificuldade dessas unidades avançadas atenderem nosso município, considerando a distância e a dificuldade de mobilidade da região da foz. Ter uma USA em Navegantes é um grande avanço tanto para o SAMU estadual quanto para o município. Estamos muito felizes e gratos por mais essa conquista”, comenta.

De acordo com o diretor da secretaria estadual de saúde, Dionísio Cézar Medeiros, a unidade não atenderá somente Navegantes, mas também os municípios vizinhos, prestando apoio tanto para as USBs do SAMU, quanto para unidade de atendimento dos Bombeiros Militar e Voluntário.

"A Diretoria de APH móvel tem o compromisso de ampliar ainda mais o serviço do SAMU no estado, melhorando o tempo resposta, podendo chegar precocemente até a vítima, reduzindo a dor, reduzindo as chances de sequelas e até mesmo a morte de um paciente”, declara.

Para esclarecer a diferença entre as unidades, destaca-se que a USB realiza o atendimento inicial, presta atendimento aos casos de menor complexidade, e é composta por um motorista e dois profissionais -socorrista e um técnico de enfermagem. Após a avaliação inicial, caso seja necessário, poderá solicitar apoio de uma Unidade Avançada.

Já a USA é composta por um médico, um enfermeiro e um motorista-socorrista, e presta atendimento aos casos mais graves que necessitam de intervenção médica rapidamente, assim como auxiliam no transporte inter-hospitalar de pacientes críticos.

Para o secretário de saúde, Pablo Sebastian Velho, a chegada desta viatura representa o reconhecimento do estado da condição de Navegantes, enquanto ponto estratégico na parte norte da Foz do Rio Itajaí, impulsionando a capacidade de resposta nessa região.

Autor: Karina Azevedo