Mercado do Artesanato, recém-inaugurado, e Casa do Papai Noel são alvo de vandalismo em Navegantes 

19/01/2024 - 13:51h

Dois atos de vandalismo marcaram a madrugada desta sexta-feira (19) em Navegantes. Um deles resultou na danificação dos quiosques e parte da estrutura do Mercado do Artesanato Recanto dos Pássaros, inaugurado recentemente na Praça da Praia Central de Navegantes.

As portas de quatro, dos 20 quiosques instalados no local, foram arrombadas e amassadas, uma lixeira foi arrancada e o quadro de luz elétrica foi totalmente danificado. O espaço em questão foi idealizado para fomentar o artesanato local e virar um ponto de cultura do município, com apresentações artísticas e culturais aos finais de semana.

A Prefeitura de Navegantes, através da Fundação Cultural, registrou um boletim de ocorrência sobre o fato e a Polícia, com a ajuda de informações de populares e de câmeras de monitoramento, já tem pistas sobre o suspeito de cometer o crime contra o patrimônio público.

O segundo ato de vandalismo ocorreu por volta das 5h, na Arena de Eventos do Pontal, localizada ao lado do Sinergia, onde um vândalo colocou fogo na casa de madeira, utilizada pela Secretaria de Turismo, na Vila de Natal. A estrutura da construção foi totalmente destruída, restando apenas a porta e cinzas. 

Em uma rede social, um rapaz, morador do bairro São Pedro, assumiu a autoria do crime, confessando que colocou fogo na Casa do Papai Noel. No vídeo o autor chega a ligar para o 190, passar seu endereço e dizer para os policiais virem efetuar sua prisão. No momento, o cidadão está sob custódia das autoridades policiais. 

A Secretaria de Turismo também confeccionou um boletim de ocorrência sobre o fato, já que a Casa do Papai Noel é um patrimônio público e foi adquirida, através de processo licitatório, para ser utilizada durante alguns eventos festivos, como Natal e Páscoa. 

Até o momento, as informações são de que ambos os atos de vandalismos estão relacionados e foram cometidos pela mesma pessoa. A Polícia está apurando para saber se o suspeito agiu sozinho ou com a ajuda de outros indivíduos.

Vale reforçar que o dano ao patrimônio público é crime. O artigo 163 do Código Penal prevê pena de detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.

Autor: Fernando Cardoso de Souza 00980 SC/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde