Fornecimento de água em Itajaí e Navegantes é afetado devido ao aumento de turbidez no rio Itajaí-Mirim

19/01/2024 - 17:14h

Por causa do aumento da turbidez do Rio Itajaí-Mirim, no ponto de captação da Estação de Tratamento São Roque, o tratamento e a distribuição de água potável para Itajaí e Navegantes está prejudicado. No ponto de captação de água bruta, o índice de turbidez chegava a 2 mil NTUs (Unidades de Turbidez), por volta das 14h30, sendo que o normal para operação do sistema é de 100 NTUs.

 

Com a água turva, as ETAs São Roque e Arapongas trabalham com vazão reduzida, ou seja, a produção de água tratada é menor e não atende à demanda do consumo das duas cidades.

 

De acordo com a equipe técnica do Semasa, o monitoramento em Brusque indica que a turbidez do rio está baixando e a expectativa é que na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado (20) ocorra o retorno das atividades normais do sistema de tratamento. 

 

Cabe ressaltar que no retorno do abastecimento pode ocorrer ligeira variação na cor da água, porém de forma temporária. Isso acontece devido ao arraste de resíduos de ferro e manganês com a variação de pressão nas tubulações.

 

A Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes (Sesan) reforça aos consumidores que contribuam para o retorno ágil da normalidade evitando o uso de água tratada em lavações de fachadas, calçadas e veículos ou qualquer outra ação que possa ser adiada. E ainda, façam uso racional da água e evitem o desperdício.

 

Os pontos de abastecimento instalados no Bairro Meia Praia estão disponíveis à população e permanecem até o fim da alta temporada mesmo com a normalização do abastecimento. As caixas d’água ficam no fim das ruas: Milton Seara Muller, Antônio Vicente dos Passos e José Lino Rocha.

 

O contato do plantão de atendimento e também para denúncia de vazamento é (47) 3185-2005.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ

Download das fotos em alta resolução

Aguarde