Navegafolia 2024 acontece nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro

22/01/2024 - 17:10h

A Prefeitura de Navegantes, através da Secretaria de Turismo, realiza o Navegafolia 2024, em três dias de muita festa, alegria, num evento inteiramente gratuito, seguro e dedicado à toda família.

O Navegafolia acontece nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, na Arena de Eventos do Pontal, no bairro São Pedro, ao lado do Sinergia, carinhosamente apelidada durante o evento como Vila do Samba - Célio Francisco (Duca), uma homenagem à personalidade que dedicou boa parte de sua vida ao Carnaval de Navegantes.

Entre as atrações estão os shows nacionais dos grupos Exaltasamba, Quinteto SA e Sem Abuso, apresentações de bandas regionais, como Destak do Samba e Juninho Dutra, carnaval infantil e para a terceira idade, além dos clássicos carnavalescos com a Banda do Jacarezinho e a apresentação da Bateria Show com a Escola de Samba Estrela do Mar.

Confira a programação completa abaixo.

09/02 (sexta-feira)
19h - Abertura da Vila do Samba - Célio Francisco (Duca)
19h30 - Apresentação da Bateria Show com a Escola de Samba Estrela do Mar
21h - Show com a Banda Desafio
22h - Show com a Banda do Jacarezinho
0h30 - Show Nacional Grupo Exaltasamba

10/02 (sábado)
14h - Abertura da Vila do Samba - Célio Francisco (Duca)
15h - Carnaval Kids com show da Banda do Jacarezinho
18h - Apresentação da Bateria Show com a Escola de Samba Estrela do Mar
19h - Show com Juninho Dutra
21h - Show com Banda Taj Mahal
23h30 - Show com Juninho Almeida
1h - Show nacional com Banda Quinteto S/A

11/02 (domingo)
15h - Abertura da Vila do Samba - Célio Francisco (Duca)
15h30 - Carnaval da 3ª Idade com Banda do Jacarezinho
17h - Apresentação da Bateria Show com a Escola de Samba Estrela do Mar
18h30 - Apresentação de Show com Banda Azaração
20h - Show com a Banda Júlio Viana e GT
22h30 - Show com a Banda Destak do Samba
0h30 - Show com Grupo Sem Abuso

Sobre o homenageado

Duca, cujo nome completo é Celio Roberto Francisco, nasceu em Navegantes em 26 de setembro de 1954, onde residiu por toda a sua vida. Durante seus anos escolares, não apenas participou, mas também liderou grêmios estudantis. Além disso, Duca teve envolvimento com times de futebol como Estiva, União de Navegantes e Marcilio Dias.

Trabalhou na Casan por várias décadas e também teve a oportunidade de liderar algumas secretarias municipais. Sua paixão pelo carnaval era evidente, e durante mais de 25 anos seguidos organizou excursões para levar pessoas ao carnaval carioca, criando laços de amizade com escolas de samba no Rio de Janeiro.

Em Navegantes, Duca foi um dos fundadores do tradicional Bloco Carnavalesco Cara & Coragem e quando saiu da agremiação fundou o Bloco Águia de Ouro, do qual foi presidente. Também contribui com a criação da Liga Independente Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Navegantes (Lieblon) e enquanto esteve à frente da Liga sempre pregou a união entre as agremiações e a preservação da tradição dos desfiles carnavalescos na cidade.

Duca também teve uma influência significativa na política local, presidindo partidos políticos do município e exercendo liderança na comunidade. Infelizmente, ele veio a falecer no dia 4 de julho de 2023.

Autor: Rodrigo Ramos