Agricultura e Pesca de Navegantes se reúne com Governo do Estado em atos a favor da pesca

24/01/2024 - 13:58h

O Secretário de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli e o Diretor de pesca, Fabiano Veloso, marcaram presença, nos últimos dias, em eventos que objetivam a assinatura de acordos entre Governo de Estado, por meio da recém-criada Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca (SAQ), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

O acordo prevê o intercâmbio de informações da Pesca Artesanal e Industrial em Santa Catarina, por meio da SAQ, EPAGRI e UNIVALI. Dentre os projetos acordados, destacam-se: Projeto BIOPESCA SC, para o estudo da biologia populacional de recursos pesqueiros catarinenses, a autorização do uso de área do Sapiens Parque S.A. para pesquisa com robalos e tainhas e também a subvenção do óleo diesel para a pesca artesanal.

 

De acordo com o secretário, Jairo Romeu Ferracioli: “além da aproximação com entidades relacionadas à atividade pesqueira, os acordos firmados permitirão acesso às informações relevantes para a efetivação de políticas públicas no setor. Outro aspecto importante da nova configuração estadual de apoio à pesca e à aquicultura é a meta de ajudar principalmente a pesca artesanal no desenvolvimento de novas modalidades e técnicas de pesca”, conclui.

 

Para o diretor, Fabiano Veloso: “com as realizações das pesquisas será possível criar legislações e emendas condizentes com a verdadeira situação das quantidades de pescados no nosso mar. Outro fator importante é sobre quantidade do que se é pescado, com números realmente verdadeiros”, finaliza.

Autor: Karina Azevedo

Download das fotos em alta resolução

Aguarde