Empresa é escolhida para a implantação de estacionamento rotativo em Navegantes

01/02/2024 - 11:40h

A empresa Zona Azul Brasil Serviços Administrativos Ltda venceu a licitação para a concessão dos serviços de implantação, manutenção e gerenciamento do estacionamento rotativo pago que será implantado em vias e logradouros públicos de Navegantes. A concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogada por igual período e irá gerar um repasse mensal ao município de 26,25% aplicado à receita bruta, obtida na exploração do serviço.

As vias contempladas com o estacionamento rotativo e os valores foram regulamentados pelo Decreto nº107, de abril de 2023. O valor da tarifa será cobrado por hora, podendo ser fracionado em 30 minutos, até o limite máximo de duas horas de permanência na mesma vaga rotativa área azul. A cobrança ocorrerá de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 14h. Os usuários poderão fazer o pagamento no momento do uso da vaga utilizando parquímetros que serão instalados nas vias ou por meio de aplicativo que será disponibilizado. O sistema será entregue com possibilidade de compra de créditos inclusive via PIX.

A regulamentação do serviço prevê a aplicação de aviso de irregularidade nos casos do não pagamento da tarifa, do veículo que exceder o tempo máximo permitido e demais irregularidades que serão amplamente divulgadas.

Também serão estabelecidas as vagas para motocicletas e similares, em que o contrato prevê dispensa de pagamento e de rotatividade e ainda, vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência (PCD) que terão regras diferenciadas, como portar obrigatoriamente, no painel do veículo, a respectiva credencial de identificação e autorização pública para o devido uso da vaga exclusiva para idoso ou PCD.

Valor das tarifas públicas de estacionamento no sistema "ÁREA AZUL", para

automóveis (veículos de passeio), pagas de forma antecipada:

I - Até 30 (trinta) minutos: R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos);

II - Até 60 (sessenta) minutos: R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos);

III - Até 90 (noventa) minutos: R$ 3,75 (três reais e setenta e cinco centavos);

IV - Até 120 (cento e vinte) minutos: R$ 5,00 (cinco reais).

Valor das tarifas públicas de estacionamento no sistema "ÁREA AZUL" para carga e

descarga (para veículos do tipo caminhão e em exclusiva função e operação):

I - Isenção de até 30 (trinta) minutos;

II - Até 60 (sessenta) minutos: R$ 5,00 (cinco reais);

III - Até 120 (cento e vinte) minutos: R$ 10,00 (dez reais).

Vias públicas que receberão o sistema “Área Azul”:

I - Rua Ver. Nereu Liberato Nunes (Trecho entre Rua Manoel Nazário Alves e a Rua

Pedro Dionísio de Souza);

II - Rua Pedro Dionísio de Souza (Trecho entre Rua Ver. Nereu Liberato Nunes e a Rua

Osmar Gaya);

III - Avenida João Sacavém;

IV - Avenida Prefeito Jose Juvenal Mafra (Trecho entre Avenida Conselheiro João Gaya e

a Avenida João Sacavém);

V - Avenida Santos Dumont;

VI - Rua João Emilio;

VII - Rua Aníbal Gaya (Trecho entre Avenida Conselheiro João Gaya e Avenida Santos

Dumont);

VIII - Rua Antero José Rocha;

IX - Avenida Conselheiro João Gaya;

X - Rua Adolfo Cirino Muller;

XI - Rua Ewaldo Reiser;

XII - Rua Manoel Couto Senior;

XIII - Rua Vereador Manoel Fernandes (Trecho entre a Avenida João Sacavém e a Rua

Manoel Izidro);

XIV - Rua Manoel dos Santos Gaya;

XV - Rua Paulina Borba Vieira;

XVI - Rua Teodoro Benassi;

XVII - Travessa Aracati;

XVIII - Rua Manoel Moreira Maia;

XIX - Rua Honorato Coelho da Rocha (Trecho entre a Manoel Izidro e a Avenida João

Sacavém);

XX - Travessa Waldemar Vieira.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ