PROCON de Navegantes alerta sobre o Golpe do Boleto ou Protesto Falso

16/02/2024 - 16:05h

O Golpe do Boleto ou Protesto Falso envolve a falsificação de boletos ou documentos de protestos em nome de instituições bancárias, consórcios, financiamento de veículos, entre outros que geralmente são recebidos por e-mail, WhatsApp ou mesmo solicitados pelo consumidor.

 

Estes boletos contêm informações que direcionam o pagamento para a conta bancária da pessoa ou grupo que esteja aplicando o golpe. Nesse sentido, o PROCON dá dicas de como se prevenir ou agir em caso de golpe:

 

1) Verifique os dados do boleto. É normal que estes documentos apresentem uma forma muito semelhante ao original, entretanto é muito comum ter erros tais como: o endereço do boleto não conferir com o da empresa e os telefones e dados serem de outro estado.

 

2) Verifique se a logomarca é a mesma da empresa de cobrança. Às vezes alguns detalhes indicam que a figura é diferente.

 

3) Verifique se os últimos números do código de barras correspondem ao valor do boleto.

 

4) Certifique-se da confiabilidade do local emissor do boleto. Se há, por exemplo, registros de reclamações no Google ou Reclame aqui da empresa emissora.

 

5) Não realize o pagamento em caso de dúvidas. Entre em contato com o emissor do boleto pelos canais oficiais dele.

 

6) Prefira plataformas mais seguras de pagamento que não envolvam boletos, como mercado pago ou pagseguro.

 

7) Caso o pagamento ocorra por meio de PIX, sempre verifique os dados do recebedor antes de confirmar a transação. Muitas vezes os dados pertencem a pessoas físicas, não correspondendo com os dados do boleto emitido.

 

8) Prefira a leitura automática do código de barras pelo leitor de celular ou caixa eletrônico.

 

9) Evite utilização de Wi-Fi público, pois a chance de furto de dados é muito maior.

 

Caiu no golpe! O que fazer:

 

- Comunique imediatamente a instituição bancária de onde foi debitado o valor e sempre anote o número de protocolo do atendimento.

 

- Faça um boletim de ocorrência informando principalmente os dados dos recebedores.

 

- Se preciso, procure o PROCON de sua cidade para orientações.

 

O PROCON de Navegantes está localizado na Rua João Emílio, nº 100, Centro, anexo à Prefeitura. Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 13h às 19h. Também é possível falar com o PROCON pelo telefone (47) 3342-9500, opção 3 ou pelo WhatsApp: (47) 99290-1398.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde