Combate à dengue: Centro recebe aplicação do fumacê nesta segunda-feira (19)

19/02/2024 - 10:21h

Nesta segunda-feira (19), no início da noite, ocorre a aplicação do fumacê no bairro Centro. O inseticida será aplicado nas seguintes ruas e transversais:

- Rua Vicente Honorato Coelho
- Rua Vandelino Lopes Fagundes
- Rua Itamar Jose da Luz
- Rua Advogado Arão Rebello
- Rua Secretario Jose Schubert
- Rua Manoel Dorval da Costa
- Rua Vereador Gildo Batista
- Rua Vereador Francisco Marcelino Vieira
- Rua Arnaldo Bento Rodrigues

A iniciativa faz parte do planejamento da Prefeitura de Navegantes para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Também será feita a aplicação no bairro Gravatá, nesta noite, entre a Av. Rio do Sul até a Rua Maria de Lourdes Cabral.

A ação é executada pela Vigilância Ambiental de Navegantes, com apoio da Regional de Saúde do Estado.

Durante a passagem do carro com o fumacê, pede-se aos moradores que deixem as janelas e portas abertas para que o produto possa entrar em suas residências. Vale mencionar que o fumacê não traz prejuízos à saúde humana, somente ao mosquito.

O inseticida em questão é aplicado por meio de borrifação em uma caminhonete adaptada com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado. O produto elimina o mosquito Aedes aegypti, ajudando a prevenir doenças como a dengue, além da Zika e Chikunguya.

O Centro e o Gravatá foram escolhidos por serem os dois bairros com maior número de casos confirmados de dengue no município em 2024 - 25 e 15 positivados, respectivamente.

Ajude no combate ao mosquito Aedes aegypti e denuncie focos de dengue na cidade através da Ouvidoria do município, pelo e-mail ouvidoria@navegantes.sc.gov.br, telefone (47) 3342-9559 ou direto na aba Ouvidoria, no site da Prefeitura.

Autor: Rodrigo Ramos