Educação inclusiva é destaque em Navegantes

21/02/2024 - 15:06h

É hora do recreio no C.E.M. Professora Maria de Lourdes Couto Cabral. É dia do cardápio temático nas escolas, e a agente de educação Cleusa Lorenço acompanha a aluna, Luana da Silva, na alimentação escolar. 

Na cena, o que mais chama a atenção, além da dedicação da profissional, é a alegria de viver que reflete nos olhos da estudante.

Luana tem 12 anos e frequenta o 8º ano. É uma aluna muito aplicada e também é atleta, campeã de Bocha. No ano passado participou de um campeonato em São Paulo, representando com louvor a cidade de Navegantes ao conquistar o 1º lugar.

Há quase um ano, a agente de educação, Cleusa Lorenço, acompanha a trajetória e os progressos da aluna que tem uma deficiência física.

"Minha maior missão ao participar da Educação da Luana é adaptar tudo para ela, facilitando pra o aprendizado e mobilidade", afirma.

A coordenadora da Educação Especial, Eliane Coimbra, destaca que a inclusão escolar vai além de um conceito sobre o acesso e permanência da pessoa com deficiência na escola, mas nas vivências de superação, todos aprendem e são inspirados.

"Os alunos com deficiência nas escolas têm influência sobre a visão de mundo que se constrói na sociedade presente e em formação, preconceitos são quebrados, o respeito e novas formas de interagir, conviver e pertencer ganham lugar com a inclusão", finaliza a coordenadora.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde