Combate à dengue: Fumacê será aplicado no Centro na terça-feira (5)

01/03/2024 - 14:55h

Na próxima terça-feira (05), entre o fim da tarde e o começo da noite, ocorre a aplicação do fumacê no bairro Centro. A rota principal onde será aplicado o inseticida inclui as seguintes vias: 

- Av. João Sacavem 
- Travessa Leandro
- Rua 26 de Agosto
- Rua Manoel dos Santos Gaya
- Rua Paulina Borba Vieira
- Av. Conselheiro João Gaya
- Rua Vicente Honorato Coelho
- Rua Vandelino Lopes Fagundes
- Rua Nair Vieira
- Rua Secretario José Schubert
- Rua Itamar José da Luz
- Rua Vereador Arnoldo Bento Rodrigues
- Rua Áurea Vitalina Vieira
- Rua Evaldo Reiser
- Rua Adolfo Manoel Toledo
- Rua Francisco Solano Lopes
- Rua José Estevão Couto
- Rua Arnaldo Passos
- Rua Maria Leonor da Cunha Rebello
- Rua Ezequiel Antero Rocha
- Rua Graciliano Rodrigues
- Rua Marcos Gustavo Heusi
- Rua Nicolau Kleis
- Rua Felix Gaya

Importante destacar que as vias mencionadas são as principais da rota, porém, as ruas adjacentes também serão contempladas.

A iniciativa faz parte do planejamento da Prefeitura de Navegantes para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Também será feita a aplicação no bairro Gravatá, nesta noite, entre a Av. Rio do Sul até a Rua Maria de Lourdes Cabral.

A ação é executada pela Vigilância Ambiental de Navegantes, com apoio da Regional de Saúde do Estado.

Durante a passagem do carro com o fumacê, pede-se aos moradores que deixem as janelas e portas abertas para que o produto possa entrar em suas residências. Vale mencionar que o fumacê não traz prejuízos à saúde humana, somente ao mosquito.

O inseticida em questão é aplicado por meio de borrifação em uma caminhonete adaptada com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado. O produto elimina o mosquito Aedes aegypti, ajudando a prevenir doenças como a dengue, além da Zika e Chikunguya.

O Centro continua sendo a prioridade na aplicação do fumacê, pois é a localidade com maior número de casos confirmados da dengue no município. Dos 184 positivos registrados até esta sexta-feira (01), 93 são do bairro. 

Ajude no combate ao mosquito Aedes aegypti e denuncie focos de dengue na cidade através da Ouvidoria do município, pelo e-mail ouvidoria@navegantes.sc.gov.br, telefone (47) 3342-9559 ou direto na aba Ouvidoria, no site da Prefeitura.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde