Navegantinas participam do curso: Mulheres em ação, flor e ser na EPAGRI

07/03/2024 - 11:02h

Na última terça-feira (05), aconteceu a abertura do curso Mulheres em Ação: Flor e Ser, na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), em Itajaí. A capacitação é voltada para mulheres que atuam na atividade pesqueira e já está na quarta turma este ano. Ao todo, seis navegantinas participam da ação.

O Secretário de Agricultura e Pesca de Navegantes, Jairo Romeu Ferracioli, juntamente com o Diretor de Pesca, Fabiano Veloso, e o Extensionista da EPAGRI, Rodrigo Mira Otto, estiveram presentes no evento. De acordo com Jairo, “estas parcerias são de suma importância para o alinhamento com o programa do município ‘Agricultura e Pesca Consciente’ e para a aproximação com entidades de fomento ao desenvolvimento como a EPAGRI, Colônia de Pescadores e a comunidade em geral, ressalta.

A EPAGRI vem desenvolvendo ações, por meio de capacitação, para possibilitar às pescadoras a ocuparem espaços estratégicos nos setores onde atuam. O curso abrange: Empreendedorismo, políticas públicas para as mulheres, liderança, cooperativismo, formas de organização feminina, educação financeira, segurança alimentar, educação socioambiental, alimentação e cultura.

Aproveitando a ida à Gerencia Regional da EPAGRI em Itajaí, o Secretario de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli, discutiu ações sobre a proliferação de maruim na zona rural. A ideia da pasta foi buscar apoio no conhecimento e técnicas de controle, já que a praga atinge outros municípios da região da AMFRI. A intenção também foi provocar a discussão no âmbito regional.

Outro tema abordado foi a possibilidade de programação de extensionistas para atender algumas demandas do setor agrícola. Pretende-se buscar novas técnicas e alternativas de cultivos na região e voltar a execução de excursões para que os produtores locais conheçam outras atividades viáveis para Navegantes.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ