Escola Maria Ivone é premiada na feira de ciências Escola Azul 2023

07/03/2024 - 14:55h

A Escola Municipal Professora Maria Ivone Müller dos Santos, localizada no bairro São Paulo, faz parte do Programa Escola Azul desde 2022. A instituição foi uma das 15 escolas premiadas pelo Edital Feira de Ciências Escola Azul 2023.

A Premiação foi de 5 bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr.) e uma bolsa de Apoio/Técnico em Extensão no País (ATP-A) do CNPq para a criação do Clube de Cultura Oceânica.

A professora Tamily Roedel, responsável pela condução da disciplina de Ciências, explicou que a finalidade Clube de Cultura Oceânica, na Escola Municipal Professora Maria Ivone Müller dos Santos é inserir os alunos nas atividades de iniciação científica, utilizando a Praia de Navegantes - SC como área de estudo; além de divulgar a cultura oceânica na escola.

“A meta é no final de 2024 ter alcançado com os alunos uma pesquisa científica. Os estudos poderão ampliar as possibilidades de sucesso na jornada dos estudantes, e a divulgação da cultura oceânica na nossa escola,” esclarece a professora.

Os estudantes premiados foram Nathieli Maria Patzlaff, Letícia de Moura Machado dos Santos, Gabriely da Costa de Almeida, Maria Clara dos Santos e João Pedro Fermino Canabarro.

Os alunos vão ter encontros para a discussão de temas relacionados à cultura oceânica. As ideias são o desenvolvimento de um material informativo para escola a respeito dos princípios da cultura oceânica e a realização da avaliação da Praia de Navegantes, em relação à qualidade da água com indicadores como pH, presença de microplásticos e de resíduos em trechos da praia.

Com a utilização do Google Earth, será possível calcular a quantidade de restinga dos pontos avaliados. Os resultados serão apresentados em eventos científicos.

Saiba mais:

O Programa Escola Azul é desenvolvido pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP campus da Baixada Santista), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a UNESCO, conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o edital Feira de Ciências Escola Azul 2023 contou com a colaboração do projeto EUceano e da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP