Galeria no CIC recebe exposição Explorando o Universo das Artes

13/03/2024 - 18:32h

A Galeria de Artes Élson Renato dos Santos, localizada no CIC - Centro Integrado de Cultura de Navegantes, junto a Fundação Cultural, recebe nesse mês de março a exposição "Explorando o Universo das Artes", com obras do acervo pessoal do professor Marcos Fabrício Rossetti Bittencourt, morador de Navegantes. A exposição conta com nove telas, com temáticas diversas e artistas distintos, alguns desconhecidos do grande público e outros de renome. 

Marcos nos conta que suas primeiras incursões no universo das artes começaram com modestas aquisições, sendo o primeiro uma obra do renomado artista pernambucano, Aprígio Fonseca. Em seguida, ele expandiu sua coleção com um quadro do artista de Imbituba, Piragibe Arnold Tim, um mestre em retratar sua própria terra natal. 

Demonstrando uma afinidade especial pela diversidade artística, sua terceira aquisição foi "Caixa de Mudanças", da talentosa artista paulistana Sônia Valério. 

Contudo, o ápice de sua jornada como colecionador ocorreu quando Marcos deparou-se com a oportunidade única de adquirir obras do lendário Pablo Picasso, um artista que admirava por suas múltiplas técnicas e contribuições significativas para a arte moderna. 

Em um gesto cultural, Marcos expressa sua gratidão pela oportunidade de compartilhar sua modesta coleção. Para ele, a arte não é apenas um tesouro pessoal, mas uma herança cultural que deve ser compartilhada e apreciada por todos. Afinal, colecionar vai além de acumular; é uma celebração da riqueza artística que une as pessoas por meio da cultura.

Conforme o superintendente interino de Cultura de Navegante, Rodrigo Carvalho de Miranda, o colecionismo e a preservação de objetos artísticos são práticas milenares, que podem ser observadas desde os antigos gregos. Assim, a prática de buscar esse colecionismo particular do universo de Marcos Fabrício Rossetti Bittencourt para apresentá-los ao público navegantino cria oportunidades de admiração e privilegio de apreciação de sua coleção e universo particular.

“A Fundação Cultural de Navegantes presta uma homenagem a essa história de procura, admiração e conservacionismo pictórico particular, no intuito de criar oportunidade para novas trocas com o público. Que essa mostra possa despertar futuros colecionadores para salvaguardar produções artísticas”, enfatiza o superintendente.

Autor: Fernando Cardoso de Souza SC 0980/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde