IAN investe em novo sistema de Monitoramento de Fauna

15/03/2024 - 11:01h

O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) implementou um novo sistema de monitoramento de fauna no Parque Municipal de Pedreiras. De acordo com o Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, foram instaladas quatro câmeras fotográficas TRAP, que são acionadas remotamente e equipadas com sensores de movimento ou infravermelhos.

“Para a nossa grata surpresa, os resultados iniciais foram excepcionais, capturando, em apenas sete dias, uma ampla diversidade de fauna local. Entre os registros, destacam-se um casal de cutias e de cachorros do mato, morcegos e gaviões”, comemora.

Nos vídeos, em algumas cenas foi possível observar uma cutia se alimentando. Já no decorrer do dia, um cachorro do mato foi registrado à noite no mesmo local. Também foram capturadas imagens de um gavião tomando água no ribeirão.

“Este monitoramento contínuo da fauna será mantido, proporcionando dados fundamentais para entender melhor a ecologia do local e apoiar iniciativas de conservação”, finaliza o superintendente.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde