Saúde reforça importância de o público alvo receber a vacina contra gripe

16/04/2024 - 12:33h

No sábado (13), o município de Navegantes participou da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe. Durante todo o dia, mais de 1600 doses do imunizante contra gripe e outras 258 doses de vacinas de rotina, foram aplicadas nas pessoas que buscaram pelo atendimento.

O secretário de Saúde, médico infectologista, Dr. Pablo Sebastian, explica que a imunização é fundamental para diminuir a circulação do vírus e para evitar que as pessoas adoeçam, comprometendo a sua saúde e a das pessoas em sua volta.

Ele explica que a meta do município é vacinar 31 mil pessoas dentro do público alvo, mas que até o momento, cerca de 20% desse público foi vacinado.
Para tentar chegar ao maior número de pessoas, além do atendimento nas UBS, as equipes já se deslocaram a locais onde estão concentrados um grande número de pessoas que fazem parte do público alvo, como Grupo de Idosos e Asilos. Para ter acesso a esse serviço, é necessário um representante ir até a UBS do bairro e agendar com a equipe o melhor dia e horário.

“Pedimos a todas as pessoas que ainda não receberam a vacina e que fazem parte dos grupos prioritários, que façam o mais breve possível, pois, ao se imunizar, além de reduzir as chances de adoecer, a probabilidade de necessitar de atendimento hospitalar também reduz, e nessa época em que o país inteiro registra altos índices de internações, a vacinação ainda continua uma importante ferramenta para a saúde coletiva”, pontua o secretário.

A Campanha vai até o final do mês de maio, mas as doses seguem disponíveis o ano inteiro. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B), protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A campanha aproveita o início das estações mais frias do ano, outono e inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios.


Confira quem faz parte dos Grupos Prioritários contemplados nesta primeira fase da Campanha:
 
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).


Locais para vacinação:
As doses estarão disponíveis em 10 unidades básicas de saúde: Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados,  Porto das Balsas e São Domingos 2. O horário de funcionamento das salas de vacina é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 
Nas UBS Central, Machados e Gravatá, haverá a aplicação da vacina no horário de atendimento estendido, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 16h30 até o dia 30 de abril.

Autor: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde