Navegantes pretende construir sede própria para biblioteca

19/06/2012 - 02:14h Maila Gaya
Navegantes – Navegantes completa neste mês de agosto, 47 anos de emancipação político administrativa. Um município jovem, que possui sua história viva e que é contada com orgulho por muitos de seus filhos, que acompanharam cada passo de seu crescimento. Com o propósito de não deixar a história se perder no tempo, a Fundação Cultural de Navegantes (FCN) vem realizando uma série de ações que têm como objetivo principal resgatar a história e a cultura da cidade.
Uma dessas ações está na formação da Associação Amigos da Biblioteca Cruz e Souza, que formou uma diretoria provisória na noite da última quarta-feira, 12, após uma reunião na Sede da FCN. O escritor Cristiano Moreira assumiu a presidência. A vice-presidência ficou com o empresário José Ilson Pereira da Silva, que fez parte da primeira comissão que fundou a biblioteca no ano de 1971. As professoras Cinara Vieira de Souza e Cinéria Vieira ficaram como 1ª e 2ª secretárias respectivamente. O professor José João Reiser assumiu como 1º tesoureiro e a bióloga Bárbara Eva de Almeida ficou como 2ª tesoureira. No Conselho fiscal assumiram Sônia Feio e Neuzete Torres.
De acordo com a professora Vilma Marli Rebello Mafra, assessora da FCN, o próximo passo é regularizar a Associação nas questões burocráticas, para que o grupo possa desenvolver ações que incentivem a leitura, realizar parcerias de trabalho com a Secretaria de Educação e principalmente, iniciar a construção de um local próprio. O Superintendente da Fundação, Marcos Venício Montagna explica que a biblioteca ganhou um terreno do Governo do Estado para a construção de uma sede própria e que a administração municipal já está desenvolvendo um projeto para que as obras sejam iniciadas. “Precisamos dessa parceria entre comunidade e poder público, para que juntos possamos resgatar nossa cultura e desenvolver projetos que incentivem a arte, a cultura e principalmente a leitura”, enfatiza o superintendente.
A história
Em 1971, um grupo de pessoas presididas pelo empresário Sólon Damásio da Costa, popularmente conhecido como “Bilo”, deu início a Biblioteca Municipal Cruz e Souza, que abriu suas portas na Avenida João Sacavém, nº 149, Centro da cidade, na residência da “Dona Lígia”. O local atualmente conta com um novo prédio, onde funciona uma agropecuária.
Moradores mais antigos do município contam que da casa da “Dona Lígia”, a biblioteca ocupou outros espaços, passando por uma sala no ginásio de esportes, uma outra, no antigo prédio da Secretaria de Educação e há oito anos funciona anexa à Fundação Cultural de Navegantes.
A criação da Associação Amigos da Biblioteca, em parceria com a Administração Municipal, pretende colocar em prática o projeto de construção de uma sede própria, que inclui arquivo histórico, biblioteca e auditório.

• Mais informações através do telefone (47) 3342 3586, com Vilma Marli Rebello Mafra.