Centro de Triagem começou a funcionar hoje em Navegantes

19/06/2012 - 02:14h Navegantes – Com o objetivo de desafogar os atendimentos nos postos de saúde e no hospital municipal, a Secretaria de Saúde de Navegantes criou um Centro de Triagem para pacientes com suspeita de Gripe A. O centro começa a funcionar na quarta-feira, dia 19, das 8h às 20h, e fica localizado na rua Vereador Nereu Liberato Nunes, no antigo CEFIR, em frente à Secretaria de Saúde.
Conforme o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Enfermeiro Jéferson Belotto, foram contratados inicialmente quatro profissionais, entre médicos, técnicos e atendimento geral, especialmente para o centro de triagem, em casos de síndrome respiratória e de gripe. O diretor explica que embora não possua nenhum caso confirmado da gripe no município, a medida foi necessária porque o número de atendimentos nos postos e hospital aumentou cerca de 70%. “Antes cada médico atendia de 18 a 20 pacientes por dia, agora esse número passou para 30 a 40. Com a triagem esperamos desafogar os atendimentos e atender no centro de 80 a 100 pessoas com gripe”, explicou.
De acordo com o diretor, as pessoas que apresentam os sintomas da gripe A devem se dirigir até o centro de triagem, onde um profissional irá medir a temperatura, a pressão, entre outros procedimentos e encaminhar para o médico que atende no local. “Os exames são encaminhados para o hospital e volta para o centro para ser feita a avaliação. Se o quadro for grave, o paciente é encaminhado para o hospital, se o quadro for médio, o encaminhamento é para o ESF – Estratégia de Saúde da Família”, finalizou.

• Mais informações com o Diretor de Saúde Almir Ricobom, através do telefone 3342-9826, e com o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Enfermeiro Jéferson Belotto, através do telefone 3342-9800.