CEFIR de Navegantes vai atender com qualidade comunidade carente

19/06/2012 - 02:14h Centro recebeu selo de garantia do Conselho Regional de Fisioterapia de Santa Catarina

Eder Nascimento
Navegantes – “Para mim, essa é uma noite de muita alegria. Não esperávamos conseguir em tão pouco tempo concretizar uma obra grandiosa como essa”. Com essas palavras o Prefeito de Navegantes Roberto Carlos de Souza se referiu à inauguração do Centro de Fisioterapia e Reabilitação – CEFIR de Navegantes, planejado e concluído em apenas sete meses de governo. O evento aconteceu na última terça-feira, dia 18, e contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Dado Cherem, responsável pelo convenio que financiou a obra.
Na oportunidade, o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia de Santa Catarina, Paulo Crocomo, esteve presente e parabenizou o CEFIR em Navegantes, e entregou um selo de garantia para o município. “O governo municipal não mediu esforços para construir esse centro. Essa unidade tem capacidade legal para realizar um trabalho de qualidade”, avaliou.
O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo Roberto de Souza, falou que o município esta começando a humanizar o Sistema Único de Saúde. Começamos em março com o Centro de Referência da Mulher, foram realizadas melhorias no hospital e nos próximos dias iremos inaugurar também o Centro de Especialidades Odontológicas”, relatou.
O Secretário Estadual de Saúde também aprovou a obra e destacou que é sempre com orgulho que ele ajuda Navegantes. “Minhas saudações a Navegantes, eu tenho sido um propagandista do CEFIR por saber da necessidade para os menos favorecidos de um centro de qualidade em fisioterapia, quantos acidentados, deficientes que não encontram o apoio devido, mas agora a realidade é outra”.

O CEFIR

O CEFIR fica localizado na Avenida Conselheiro João Gaya, 1050. O centro já esta funcionamento e seis fisioterapeutas atendem a comunidade no local. Conforme a diretora do CEFIR, Fisioterapeuta Elaine da Costa, a Secretaria Estadual da Saúde entrou com R$ 148.000,00 e a prefeitura com uma contrapartida de R$ 26.000,00. A sala tem 270 metros, e são disponibilizados profissionais na área de fisioterapia cardiorespiratória, ortopedia, traumatologia, reumatológica, neurológica, fisioterapia pediátrica e domiciliar.
A fisioterapeuta explica que o centro apresenta modalidades novas como acupultura e ginástica postural, (Pilates, Isostretching, RPG e Bola Suíça), tudo do melhor para dar qualidade aos usuários do SUS. “Os equipamentos são todos novos, de alta tecnologia, igualando-se às clínicas particulares”, ressaltou.
Para ser atendido no CEFIR, o paciente deve possuir em mãos o encaminhamento médico e a carterinha do SUS. De acordo com a diretora, o fisioterapeuta avalia o paciente e indica o tratamento mais adequado para cada problema. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, sem parar para almoço, e o telefone de contato é o 3319-1625.

• Mais informações com a diretora do CEFIR, Elaine da Costa, através do telefone 3319-1625 e 9953-0576.