Prefeitura realiza trabalhos específicos para saúde animal

19/06/2012 - 02:14h

Prefeitura realiza trabalhos específicos para saúde animal

 

Navegantes – A prefeitura está desenvolvendo um trabalho voltado para animais atropelados e cães bravos. Conforme o adestrador Nilton Oliveira Martins, esse animais são recolhidos e, em seguida, o setor de veterinários da Fundação do Meio Ambiente de Navegantes realiza, em um ambulatório montado na própria FUMAN, o tratamento dos casos mais delicados.

 

Os cães atropelados são tratados e encaminhados à adoção. No caso dos animais bravos, o adestrador os mantém em um canil montado em sua casa e depois também os encaminha à adoção, onde é realizado um termo de comprometimento com o animal.

 

Outro trabalho que está sendo realizado em parceria com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) é o levantamento de dados de animais domésticos e abandonados de determinados bairros carentes do município. O objetivo é montar um diagnóstico da situação e traçar estratégias para realizar castrações e controle de zoonoses. 

 

Animais silvestres e marinhos

 

Além do trabalho com animais abandonados, a prefeitura realiza um trabalho com animais marinhos e silvestres. Esses animais são recolhidos pelos fiscais da FUMAN, tratados pelo biólogo e levados para o laboratório de reabilitação do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali, no município de Penha. De acordo com a bióloga da FUMAN, Ana Isabela Mafra, a fundação possui vários instrumentos especializados para poder recolher tanto aves como botos e tartarugas, por exemplo. “Fora da nossa função também resgatamos animais exóticos e os de pequeno porte são tratados na própria FUMAN”, explicou.  

Aguarde