CULTURA - Projeto cultural “Musicando na escola” inicia nesta terça

19/06/2012 - 02:14h Projeto cultural “Musicando na escola” inicia nesta terça
Cerca de 720 estudantes da rede municipal de ensino estarão participando gratuitamente de oficinas musicais de canto, violão, hip hop, percussão e instrumentos confeccionados a partir de lixo reciclável.

Navegantes – Inicia nesta terça-feira (09), às 08h30, na Escola Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira, Centro, o projeto cultural “Musicando na escola”. O referido projeto está acontecendo através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e está programado para ser desenvolvido em três unidades da rede pública de ensino, durante este mês de agosto.
De acordo com o músico Maykow Santos, autor do “Musicando na escola”, através do projeto, que conta com o apoio do Estaleiro Macarini, serão ministradas oficinas de canto, violão, hip hop, percussão e instrumentos confeccionados a partir de lixo reciclável.  Cada oficina vai atender 60 alunos por unidade escolar, distribuídos nos períodos matutino e vespertino, conforme o contraturno escolar de cada um. “Serão 240 vagas de oficineiros por escola, para que seja possível proporcionar aos alunos das escolas públicas, um maior acesso ao universo da música”, declara o professor.
No dia 09, as oficinas acontecem na Escola Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira. No dia 16, será na Escola Municipal Professora Maria Ivone Muller, no bairro São Paulo, e no dia 23, será a vez da Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Muller, no Centro. Após o encerramento de cada oficina, no pátio de sua escola, os estudantes vão mostrar aos colegas aquilo que aprenderam, e ainda assistirão a um show musical com a Banda Catarinense Nego Joe, parceira do projeto.
O encerramento do “Musicando na escola” está programado para o dia 28 de agosto, às 16 horas, no Coreto da Prefeitura, com apresentações musicais dos 720 alunos oficineiros, a presença dos professores das oficinas, e mais uma vez, da Banda Nego Joe.
 “Eles terão a oportunidade de desenvolverem suas habilidades musicais, participarem das oficinas e mostrar as experiências aprendidas para os demais colegas da escola”, ressalta o professor, reforçando a importância da música no processo de ensino aprendizagem, já que ela auxilia no desenvolvimento da auto estima, da desenvoltura, criatividade e coordenação motora.
O Superintendente da Fundação Cultural, Marcos Venício Montagna, comemora a execução de mais um projeto através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. “É uma satisfação oportunizar o desenvolvimento de projetos culturais dentro das escolas, pois dessa forma, conseguimos levar arte e a cultura para dentro das unidades escolares de uma forma alegre, divertida e ao mesmo tempo, profissional”, finaliza o superintendente.