Defesa Civil SC: ALERTA

28/07/2015 - 13:43h

ALERTA 14/07/2015 - 10h30m - Risco de Alagamentos e Inundações para o município de Lages (Planalto Sul de SC), devido aos níveis dos rios elevados e volumes significativos de chuva nas últimas 06 horas, com previsão de chuva persistente para as próximas horas.

ALERTA 14/07/2015 - 08h30m - Risco de Deslizamentos, Inundações e Alagamentos em algumas cidades no Oeste de SC, devido aos volumes significativos de chuva nas últimas 6 horas.

Dados Registrados 14/07/2015 - 08h00m: Nas últimas 24 horas os maiores valores de chuva foram em: Maravilha (179 mm), Chapecó (150mm), Seara (137mm), Xaxim (128mm), São Miguel do Oeste (120mm), Concórdia (117mm), Itá (116mm), São José do Cedro (90 mm), Capinzal (78mm), Palmitos e Águas do Chapecó (75mm).

Maiores riscos de alagamentos e inundações em Maravilha, Chapecó, Xaxim e arredores onde foram registrados os maiores acumulados nas últimas 6 horas.

AVISO METEOROLÓGICO - Previsão de acumulados significativos de chuva e risco de temporais nos próximos dias em SC.

Nesta terça-feira (14/07) chuva intensa nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com pontuais próximos de 100mm, podendo chegar a 140mm nas próximas 24h(próximo ao esperado para o mês inteiro de julho). Nas demais regiões, começa a chover no decorrer do dia com menores acumulados. Risco de temporal, rajadas de vento (acima de 70km/h) e granizo localizado. Devido à condição de tempo severo nas próximas 24 h, não se descarta a possibilidade de formar nuvem funil e/ou tornado especialmente no Oeste.

Na quarta-feira (15/07) a chuva segue em SC, com valores de 40 a 70 mm em média na maioria das regiões. No Oeste, a chuva diminui no decorrer da tarde e noite. Especialmente para a madrugada e manhã persiste o risco de temporal com rajadas de vento (acima de 70km/h) e granizo localizado.

Na quinta-feira (16/07) ainda há condições de chuva principalmente do Planalto ao Litoral, com previsão de menores acumulados.

AVISO para o período: alagamentos e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis de SC. A situação pode ser mais grave do Oeste ao Sul do Estado de SC.
Acompanhe constantemente as atualizações de boletins !

Recomendações da Defesa Civil :

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento, granizo e tornado: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.

Tempestades severas: podem gerar tornados com pouco ou nenhum aviso prévio. Atenções para tempestades severas devem encorajar as pessoas a estarem atentas para mudanças nas condições do tempo e possíveis avisos. Os avisos de curtíssimo prazo geralmente tem duração de uma hora e, caso um tornado seja avistado, deve-se procurar um local abrigado imediatamente.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - Fonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (14/07): a chuva continua em SC, mais intensa no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com pontuais próximos de 100 mm, podendo chegar a 140 mm nas próximas 24h. Nas demais regiões, começa a chover no decorrer do dia com menores acumulados.

AVISO: descargas elétricas (raios) e temporais, rajadas de vento (acima de 70 km/h) e granizo localizado. Devido a condição de tempo severo nas próximas 24 h, não se descarta a possibilidade de formar nuvem funil e tornado especialmente no Oeste de SC.

Sistema Meteorológico: transporte de umidade em conjunto com condições de médios e altos níveis da atmosfera e uma frente fria em deslocamento por SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (15/07): a chuva segue em SC, com valores de 40 a 70 mm em média na maioria das regiões. No Oeste, a chuva diminui no decorrer da tarde e noite.

AVISO: madrugada e manhã com descarga elétrica e temporais com rajadas de vento (acima de 70 km/h) e granizo localizado.

Sistema Meteorológico: frente fria influenciando SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Na quinta (16) e sexta-feira (17/07), mais nuvens e condições de chuva do Planalto ao Litoral, porém com previsão de menores acumulados (20 a 40 mm em média). OBSERVAÇÃO:Risco de descargas elétricas (raios).
No sábado (18/07), tempo mais firme com sol entre nuvens em SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (47) 9910-4545.

Diretoria de Operações Defesa Civil.