AVISO METEOROLÓGICO - 13/10/2015: QUARTA E QUINTA-FEIRA COM CHUVA E TEMPORAIS EM SC

13/10/2015 - 14:43h

Quarta-feira (14/10) retorna a condição de chuva para todas as regiões de SC, com intensidade moderada a localmente forte. Risco de temporal isolado com raios e granizo, especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Quinta-feira (15/10) condições de chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte há chance de aberturas de sol e rápida elevação da temperatura pela manhã, com pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporal isolado com raios e granizo, com a chegada de uma nova frente fria.

Na sexta-feira (16/10) ainda com chuva no Estado, melhorando no fim do dia especialmente no Oeste e Sul do Estado. Temperatura em declínio. 

O acumulado de chuva previsto para esses dias varia de 10 a 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm. Esses valores são bem menores do que os registrados no fim da última semana, permanecendo no Rio Grande de Sul a área de chuva mais intensa. 

 

ATENÇÃO - 13/10/2015: PERSISTE O RISCO DE ALAGAMENTOS E MAR AGITADO NO LITORAL DE SC. Fonte: Epagri/Ciram

Nesta terça (13) e na quarta (14/10), a maré estará alta, mantendo o risco de alagamentos devido à influência da maré viva (maré de sizígia), e o mar que permanece agitado nesta terça-feira com ondas mais elevadas de 2,0 a 2,5 m dificultando o escoamento das águas das chuvas ocorridas nos últimos dias. Permanecendo também a condição de risco para navegação de pequenas e médias embarcações. 

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC

Vale do Itajaí

No Alto Vale do Itajaí o Rio Itajaí Açu está com cota de emergência (transbordamento) em Rio do Sul, baixando. Atingiu o pico em 7,24m às 4hs de sábado (10) e está em 6,68m na leitura das 07hs de 13/10/2015.

Planalto Norte

Mafra o Rio Negro está em cota de alerta, subindo 2cm/h. Leitura das 8hs do dia 13/10 estava em 7,46m. Cota de emergência é 7m.

Rio Negrinho o rio está acima da cota de emergência (3,5m), com valor de 3,6m as 07h da manhã de 13/10, baixando lentamente.

Três Barras o rio está em cota de atenção subindo 1 à 2 cm/h. Leitura das 8hs do dia 13/10 o rio estava 5.6m. Cota de emergência é 7m.

O Rio Canoinhas está estabilizado, em cota de atenção, com 5,58m às 8hs da manhã do dia 13/10. A cota de alerta é 5,70m.

Dados: Cemaden - Copel - Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - Fonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (13/10): Sol entre nuvens em SC. No Litoral, as nuvens predominam na maior parte do dia com chance de chuvisco. À noite, condições de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Acumulado de chuva previsto de 10 a 20 mm em média. Temperatura amena, em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

ATENÇÃO: mar agitado com ondas altas (2,0 a 2,5 m), risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema meteorológico: sistema de alta pressão no Sul do Brasil. À noite áreas de instabilidade se formam no Paraná e deslocam para SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (14/10): Céu encoberto com condições de chuva no decorrer do dia em todas as regiões, com intensidade moderada a localmente forte. Temperatura amena. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

AVISO: Risco de temporal isolado, descargas elétricas (raios) com rajadas fortes de vento e granizo. Acumulado de chuva previsto de 20 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm.

ATENÇÃO: Mar agitado com ondas altas (2,0 a 2,5 m), risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) e forte transporte de umidade para SC, devido ao jato de baixos níveis.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quinta-feira (15/10): Mais nuvens e condições de chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul, devido ao avanço de uma nova frente fria. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte há chance de aberturas de sol e rápida elevação da temperatura pela manhã, com pancadas de chuva a partir da tarde. Acumulado de chuva previsto de 10 a 20 mm em média. AVISO: Risco de temporal isolado, descargas elétricas (raios) com rajadas fortes de vento e granizo.

Sexta-feira (16/10): A frente fria mantém o tempo instável com chuva em SC, melhorando no fim do dia especialmente no Oeste e Sul do Estado. Acumulado de chuva previsto de 20 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm. Temperatura em declínio com a proximidade de uma massa de ar frio.

Sábado (17/10): Nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões, mas ainda com chance de chuva fraca em alguns momentos. Temperatura mais baixa.

OBSERVAÇÃO: entre a tarde de sexta-feira e sábado o mar volta a ficar agitado, risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil de Navegantes conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (47) 9910-4545. 

Autor: Defesa Civil
Fonte: www.ciramepagri.com.br
Link da fonte: www.ciramepagri.com.br

Aguarde