Navegantes cria Escola Municipal de Administração Pública - EMAP

07/12/2015 - 11:47h

Criada através da Lei 3.019/2015, com o intuito de capacitar o servidor e desta forma, melhorar o atendimento no serviço público, a Escola de Administração Pública de Navegantes pretende iniciar os trabalhos já no começo do próximo ano.

De acordo com o secretário de Gestão e Controle, Fernando Sedrez Silva, a ideia é universalizar os treinamentos para capacitar os funcionários, oportunizando este acesso a todos os servidores públicos do Município, garantindo maior frequência de treinamentos e atualizações de conhecimentos, podendo focar as principais fragilidades da administração pública, priorizando-as e, consequentemente, promovendo a melhoria contínua da qualidade do serviço público, sem perder de vista a economicidade do gasto público.
“É muito mais viável trazer um ministrante para oferecer uma capacitação a um maior número de pessoas, do que deslocar esses funcionários a outros locais para fazerem o curso, o que inclui gastos com inscrições, hospedagem, alimentação e transporte”, enfatiza Sedrez.
Ele explica ainda que a Escola de Administração Pública se constitui em um importante instrumento de promoção da qualidade do serviço público que, ao mesmo tempo em que incentiva a atualização e ampliação de conhecimentos aos servidores públicos municipais, possibilita, também, a sua acessão na carreira profissional. É importante destacar que as inscrições para a participação nos cursos serão gratuitas e os servidores participantes receberão certificado.
Para que isso seja realizado com maior transparência e impessoalidade, foi criada, com representantes de vários setores, uma Comissão de Extensão e Qualificação, que terá como principais responsabilidades a identificação das demandas de capacitação, a definição das áreas e temas a serem priorizados e, através de pesquisas de mercado, sugerir e indicar ministrantes, palestrantes ou professores.
A EMAP, inicialmente, não terá uma sede própria e, desta forma, as providências relacionadas à organização dos treinamentos, elaboração e publicação de editais, inscrições, contratações de cursos, enfim, as atividades administrativas da Escola serão realizadas na Secretaria de Gestão e Controle do Município. Já os cursos deverão utilizar os espaços como o Auditório da Prefeitura, Centro Integrado de Cultura, Auditório da Educação e Centro de Treinamento da Saúde, conforme o caso.