Navegantes intensifica vacinação contra o tétano

17/04/2024 - 14:08h

A Prefeitura de Navegantes promove campanha de vacinação contra o tétano em paralelo à campanha contra a gripe. Essa é uma ação para incentivar aos cidadãos a atualizarem as cadernetas de vacinação e se imunizem contra a doença.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde: Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, São Domingos II, Machados, Escalvados e Porto das Balsas.  O horário de funcionamento das salas de vacina é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

O esquema vacinal contra o tétano é formado por três doses da dupla DT, que combate a difteria também, com reforço a cada 10 anos. No caso de gestantes, é indicado tomar uma nova dose a cada gestação.

O tétano é uma doença infecciosa aguda e grave, não contagiosa, causado por uma bactéria chamada clostridium tetan e pode estar presente na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja e poeira. Os sintomas são espasmos musculares, rigidez de membros, rigidez abdominal, dificuldade de abrir a boca, dores nas costas e nos membros que pode levar a morte se não for tratado, mas pode ser evitada com a vacina.

Autor: Estagiária Melissa Peixeira - sob supervisão do jornalista Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde