Município cria comissões de trabalho para o Semestre da Educação

19/06/2012 - 02:14h

Navegantes – Com o objetivo de colocar em prática as atividades propostas para o Semestre da Educação, o Prefeito Roberto Carlos de Souza decretou a formação das cinco comissões que servirão para democratizar e dar sequência aos trabalhos estabelecidos e que serão desenvolvidos pela Educação do município nos próximos meses. Para colaborarem com as atividades propostas pelas Comissões, as funcionárias Gilça Onélia de Jesus, Diretora do Departamento Administrativo, e a Professora Gilmara da Silva, Gerente de Projetos na Secretaria, estiveram em Lages na última semana, participando do II Fórum Extraordinário de Educação da Undime/SC, para trazerem idéias e propostas de trabalho que serão apresentadas durante os trabalhos das comissões.
Entre os grupos que foram formados, esta a Comissão para discussão de atividades para o contra turno escolar na rede, que conta com 10 componentes, sendo professores, diretores e secretárias de escola. As reuniões desta comissão estão programadas para os próximos dias 17 e 24 de setembro, e 01 e 08 de outubro. Já a Comissão para constituir as diretrizes municipais para o ensino fundamental de nove anos conta com nove integrantes, que inclui equipe técnica da Secretaria de Educação e gestores do ensino fundamental da rede. As reuniões desta comissão acontecerão todas as quintas-feiras, a partir do dia 03 de setembro.
A Comissão do Grupo permanente de estudos e pesquisas em metodologias alternativas está com os estudos programados para iniciarem no dia 01 setembro e a partir daí, será criado um cronograma de trabalho, pois esta é a única comissão que prossegue permanente. Participam desse grupo nove pessoas, divididas entre os departamentos de projetos e pedagógico, além de gestores da educação infantil e do ensino fundamental. Já a Comissão de reformulação do plano e estatuto do magistério é que possui o maior número de componentes, totalizando 18 pessoas que representam todos os segmentos da educação, Câmara de Vereadores, Secretaria de Administração e Departamento Jurídico. As atividades desta comissão também iniciam dia 01 de setembro e devem ser concluídas até o mês de dezembro deste ano, para que possam ser encaminhadas para o legislativo municipal e entrarem em vigor a partir de 2010. A última das Comissões é a Construção da proposta pedagógica da rede municipal de ensino, que vai contar com a colaboração de 12 profissionais, sendo de todos os segmentos da educação. Os estudos acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir do dia 31 de agosto.
A Secretária da pasta, professora Nerozilda Pinheiro Ferreira, explica que a formação destas comissões tem como idéia central disseminar as discussões, democratizando a educação no município. “Como temos um número grande de educadores, formamos comissões com representantes de todas as unidades escolares, para que desta forma, estes representantes levem as ideias para dentro das escolas e assim, todos possam contribuir com sugestões, para que a o Semestre da Educação alcance seus reais objetivos”, finaliza a secretária.

• Mais informações com a Gerente de Projetos, Professora Gilmara da Silva, através do telefone 3342-3583