MAQUINÁRIO - Prefeitura investe mais de R$ 3 milhões em veículos e novo maquinário

19/06/2012 - 02:14h Prefeitura investe mais de R$ 3 milhões em veículos e novo maquinário

Navegantes – A Prefeitura de Navegantes acaba de adquirir 15 novos veículos e máquinas que serão repassados à Secretaria de Obras e Serviços Municipais para a realização dos trabalhos da repartição. São seis retroescavadeiras, quatro caminhões trucados com caçamba, duas caminhonetes com cabine dupla, uma escavadeira hidráulica sobre esteira, uma motoniveladora (patrola) e uma minicarregadeira Bobcat.
Os veículos e máquinas, cujo investimento chega aos R$ 3.262.031,35 pagos com recursos próprios, estão sendo entregues à Secretaria de Obras no decorrer desta semana. O maquinário está exposto no pátio do Ginásio Municipal de Esportes Domingos Angelino Régis, restando ainda para serem apresentados os quatro caminhões, programados para o mês de agosto.
Os novos veículos e máquinas deverão auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela repartição em limpeza de ruas e logradouros, manutenção das vias, limpeza e conservação de bueiros e galerias, conservação dos parques, praças e jardins públicos, desenvolvimento de áreas verdes no município, arborização e no auxílio para a execução de projetos relacionados às pavimentações e drenagem.
Conforme o secretário de Obras e Serviços Municipais, Valmir César Francisco, o popular “Chero”, a aquisição das novas máquinas e veículos é considerada um fato “histórico”. “Quando assumimos o governo municipal, em 2009, tínhamos dois caminhões velhos, uma patrola ruim e uma retroescavadeira dos anos 70, sempre em manutenção. Tivemos que gastar com aluguel e dependíamos de terceiros para executar serviços. Agora vamos dar muito mais agilidade aos trabalhos e atender todos os bairros simultaneamente”, declarou.

Investimento
A Prefeitura de Navegantes adquiriu parte dos veículos com recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através de financiamento pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O valor financiado de R$ 3 milhões será pago com recurso próprio.
Com o empréstimo foram comprados quatro caminhões Ford, ano 2012, no valor unitário de R$ 208 mil, totalizando R$ 832 mil. O pedido inicial previa veículos do ano 2011, mas foram alterados para modelos do ano que vem. Isso acarretou em uma diferença de R$ 6 mil por unidade, que será pago pela prefeitura, em um total de R$ 24 mil.
Foi adquirida ainda, através do financiamento, a escavadeira hidráulica, orçada em R$ 510 mil, a motoniveladora, no valor de R$ 596 mil, e as seis retroescavadeiras por R$ 178.200,00 cada uma, somando R$ 1.062,000.
Os demais veículos – uma minicarregadeira Bobcat e duas caminhonetes Kia – foram comprados com recurso próprio e custaram, respectivamente, R$ 101.031,35 e R$ 68,5 mil. Este último valor é por unidade, ou seja, a aquisição de caminhonetes totalizou R$ 137 mil.