Cidade Nome do Bem Natureza
Navegantes Corpus Christi Imaterial

 

 

 

 

 

 

Breve Histórico:

 

 

 

A Igreja Católica tem como prática de culto a adoração ao Santíssimo Sacramento durante e depois das missas. A prática de conservar partículas consagradas faz com que leve a exposição e por consequência veneração pública.

 

A festa de Corpus Christi, Corpo de Deus ou Triunfo Eucarístico foi criada no contexto medieval na Europa no Século XII através do Papa Urbano V. Dentro do imaginário lusitano esse festejo é realizado de forma solene com grande importância no culto católico.

 

Santa Catarina, devido sua colonização lusitana acompanhou esse processo, sendo considerado um dia cívico nas comunidades luso-brasileiras.

 

Referências:

 

D’ÁVILA, Edison; D’ÁVILA, Márcia. Festas e Tradições Populares de Itajaí – 2ª ed. Fundação Genésio Miranda Lins, Itajaí/SC, 2001.

Ano de Fundação:                     Séc. XIX

Uso atual:

A festa de Corpus Christi acontece nas ruas centrais de Navegantes com procissão eucarística. As ruas são enfeitadas com pó de serragem coloridos formando desenhos feitos pelos populares durante a madrugada que antecede o festejo. Isso demonstra a devoção e a arte da população na manifestação da fé.

 

 

 

Nome Santuário Nossa Senhora de Navegantes
E-mail Dirigente pascom@santuariodenavegantes.com.br
Telefone Dirigente (47) 3342-1082
Permite Visitação Sim
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Nenhuma
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Pavimentado
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não

 

 

 

 

 

 

Pontos Fortes:

 

 

 

Festa de grande representatividade e envolvimento da sociedade de Navegantes. Representa a religiosidade de origem católica e as expressões culturais a ela vinculadas.

Pontos Fracos:

Não identificado.

Direcionamentos:

Realizar acompanhamento das mudanças e variações dos tapetes ano a ano para incentivar e registro desse festejo como patrimônio de Navegantes.

Ir para página inicial

Aguarde