Cidade Nome do Bem Natureza
Navegantes Festa de Nossa Senhora dos Navegantes Imaterial
 

Breve Histórico:

A história do então povoado de Navegantes está ligada ao catolicismo e a devoção por Nossa Senhora dos Navegantes. Aqui viviam os navegadores fossem eles os de mar afora (marítimos) fossem eles os de mar adentro (pescadores). A devoção por Nossa Senhora dos Navegantes surgiu muito antes da construção da própria capela, para os pescadores a Nossa Senhora dos Navegantes era como um alento em meio as intempéries do mar.

 

A construção da primeira capela teve início em março de 1897 e a data de sua inauguração é de 2 de fevereiro de 1898. A igreja era o centro da formação do povoado e permanece até hoje como o ponto central da cidade. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi recebida pelos moradores com maior festejo em 8 de setembro de 1899 e constam em relatos que essa festa foi repetida anualmente. No entanto, por ser uma época chuvosa e fria os fiéis acharam melhor transferir as comemorações para o dia 2 de fevereiro, data em que oficialmente se comemora a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Nesta mesma data se celebra a devoção a Nossa Senhora do Lampadário.

 

No entanto, consta no Dossiê de Registro da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes (2017, p.28) que: “Segundo relatos, a festa, inicialmente, acontecia no mês de setembro, outubro ou dezembro, anualmente e teve sua primeira atividade em 1899. No entanto, pela enorme quantidade de chuva nestes meses, a data para a festa foi remarcada, em 1905, para 02 de fevereiro, dia em que era feriado na cidade de Itajaí. Após o Concílio do Vaticano II a festa foi transferida para o domingo mais próximo do dia 02 de fevereiro. Os antigos diziam ser um dia especial, e todos tinham um grande respeito pelo momento. Acreditava-se que coisas incomuns poderiam acontecer como incêndios, naufrágios, tragédias, então todos tomavam cuidado para não fazer nada de errado nem cometer exageros.”

 

A festa movimentava o povoado e durante os dias que antecediam os festejos por muitos anos os moradores se organizavam e ornamentavam a rua principal, deixando assim a rua por uma extensão de 1 km toda embandeirada com hastes pintadas de branco e arcos feitos de bambus. Vale ressaltar que durante esse período Navegantes ainda era um bairro de Itajaí, bem como as cidades vizinhas de Luiz Alves e Penha e todas as cidades paravam para as festividades.

Todos se preparavam o ano inteiro para a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. As vestimentas para a festa eram mais importantes do que as vestimentas para as comemorações do final do ano, na missa festiva era imprescindível o uso de roupas novas e estar bem trajado.

 

A festa dispunha sempre dos brinquedos e folguedos de sua época, as barraquinhas que vendiam santinhos, imagens, anéis e tudo o que os mercantes poderiam trazer para a venda, os quitutes das festas eram e até hoje são organizados pela igreja e suas pastorais. As bandas que animavam as festas eram Os Foliões de Itajaí e a banda Amor à Arte de Florianópolis, entre outros. Todos os populares ficavam sempre sentados ao lado da igreja nos bancos de madeira e as bandas ficavam tocando o dia todo para a animação da festa.

 

A procissão é um dos aspectos mais importantes da festa pois há a procissão por terra e por mar. Ambas saiam da igreja pois não cabiam todas as pessoas nos barcos e, quando a procissão fluvial chegava em terra novamente, ambas se encontravam e seguiam por mais um pequeno trajeto terrestre.

 

 

Acesse o link para baixar o arquivo completo do Dossiê de Registro da Festa de N. S. Navegantes. Referências:

ESTRELA DO MAR: Rainha dos Navegantes. Documentário. Disponível em:

. Acesso em out. 2017.

 

COMISSÃO Municipal de Tombamentos. Dossiê de Registro da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Navegantes, 26/01/2017. Disponível em:

. Acesso em out. 2017.

 

OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p.

Ano de Fundação:                     1896



Uso atual:

A igreja em momento algum deixou de lado a tradição e os aspectos populares da festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Ela soube incorporar na festa aspectos importantes do imaginário popular. As crianças se vestem de marinheiros para abrir caminhos para a passagem da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes que é carregada pelos festeiros do ano, a mesma é levada em cortejo até o ferry boat onde se iniciam o ritos da procissão fluvial pelo rio Itajaí-Açu.

Durante muitos anos a procissão por terra e pelo rio saiam da igreja pois não cabiam todas as pessoas nos barcos e quando a procissão fluvial chegava em terra novamente, as duas procissões se encontravam e seguiam por mais um trajeto.

A procissão fluvial que sempre ocorria no dia 2 de fevereiro, no feriado, foi transferida para o domingo que antecede a data, pois no domingo há a possibilidade de mais fiéis acompanharem a procissão.

Com o passar dos anos começou a ocorrer uma defasagem de barco nas procissões fluviais e um dos motivos são as normas impostas pela Capitania dos Portos para a segurança de quem participa da festa. Com o objetivo de evitar acidentes nos últimos anos há uma fiscalização para o cumprimento das normas a serem seguidas, como por exemplo, o uso de coletes salva vidas e a diminuição de pessoas nos barcos.

Quanto a alimentação, as tradicionais bananinhas e pastéis são o carro chefe da festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Há também os jantares que são organizados por entidades sociais e dos festeiros que são responsáveis pela organização e desenvolvimento dos trabalhos durante a festa.

 

Nome Santuário Nossa Senhora dos Navegantes
E-mail Dirigente pascom@santuariodenavegantes.com.br
Permite Visitação Sim
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Boa
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Pavimentado
Acessibilidade Sim
Sinal de telefonia móvel Sim
Serviços regulares Oferta alimentar
Atividades Esporádicas Apresentações
Tipo Proprietário Privada
Nome Proprietário Santuário Nossa Senhora dos Navegantes
Endereço proprietário Travessa Valdemar Vieira, 42, Centro - Navegantes
Telefone Proprietário (47) 3342-1082
Bem tombado ou Registrado? Sim
Grau de Proteção do Tombo Municipal

 

 

 

Pontos Fortes:

 

 

 

Festa tradicional da religião católica na cidade. Reforça a identidade cultural.

Há uma preocupação com a memória da festa por parte da administração da paróquia. Envolve a comunidade na organização e execução da festa.

Registrada como patrimônio imaterial de Navegantes.

Pontos Fracos:

Anualmente há uma baixa na quantidade de barcos que participam da procissão fluvial. Intolerância religiosa.

Diminuição da pesca artesanal.

Direcionamentos:

Definir uma estratégia que possibilite trazer as empresas de pesca novamente para participarem com seus barcos da procissão fluvial.

 

Ir para página inicial

Aguarde