Julho Dourado encerra-se com Cãorreata e doação de ração às ONGs da causa animal

02/08/2021 - 15:59h

Aconteceu, no sábado (31), a primeira edição da Cãorreata, carreata focada na conscientização da causa animal, que contou com a participação de 130 carros e fechou as atividades do Julho Dourado no município.

O evento começou às 9h30, saindo da frente do Sinergia, no bairro São Pedro, tendo seguido até o final do bairro Gravatá, pela beira mar, na Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, e retornando até o ponto de origem, pela Av. Prefeito José Juvenal Mafra.

Durante a Cãorreata, foram entregues informativos sobre o Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) e o Instituto Ambiental da Navegantes (IAN) aos participantes, para que a população entenda melhor como funcionam esses órgãos.

Doação de ração

Na oportunidade, também foi entregue às três organizações não-governamentais (ONGs) da causa animal do município (Pró Bichos, Mil Patinhas e Turma do Focinho Feliz) e voluntários independentes, cadastrados no Daba, meia tonelada de ração.

A quantia foi resultado de uma ação do município para o Julho Dourado, com pontos de arrecadação nas 50 unidades escolares da rede municipal de ensino, além da Prefeitura e da Câmara.

Tampapet

Durante o mês, também foi lançado o programa Tampapet, cujo intuito é arrecadar tampinhas plásticas e distribuir esse material reciclável recolhido para as ONGs angariarem fundos. O valor arrecadado do plástico destinado a reciclagem, reverte para o tratamento e castração de animais de rua.

Os pontos de coletas estão espalhados por todas as escolas da rede municipal e em alguns prédios públicos, como o paço municipal, 25º Batalhão da Polícia Militar, CIS, entre outros.

Segundo o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, este será um programa permanente da causa animal e ambiental no município.

Julho Dourado

Trata-se de uma campanha de reflexão e conscientização sobre os direitos dos animais, bem como a importância da prevenção de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas). Em março deste ano, foi aprovada e sancionada lei que inclui o Julho Dourado no calendário oficial de eventos do município, prevendo a realização de atos que promovam o bem-estar animal e a divulgação das leis contra maus tratos vigentes.

O Julho Dourado foi realizado, promovido e apoiado pelos seguintes órgãos: Prefeitura de Navegantes, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Pró-Bichos, Mil Patinhas e Turma do Focinho Feliz.