Cidade Nome do Bem Natureza
Navegantes Brincadeira - Pandorga (Pipa) Imaterial



Breve Histórico:

As brincadeiras ligadas as tradições navegantinas incluem a pandorga (pipa), o pião e as bolinhas de vidro (bolinha de gude). Determinar a origem destas brincadeiras é bastante difícil, pois elas somam contribuições culturais de remotos tempos e variados povos.

 

Pandorga ou Pipa.

 

É um agradável divertimento infantil mas pode envolver pessoas de todas as idades. Ela é um brinquedo confeccionado normalmente com um retângulo de fino papel colorido, colado sobre uma estrutura de finas varetas de bambu e tiras de pano (o rabo da pandorga). Mas pode haver formatos variados: aves, sapos, borboletas, estrelas, corações, bonecos, barcos…

A brincadeira da pandorga consiste em fazer ela subir ao vento presa a um fio ou linha de costurar que a criança segura, atenta a necessidade de soltar ou recolher mais linha. As pandorgas, nas mais belas e coloridas criações, nos meses de vento enchem e alegram os céus das ruas e praias de Navegantes.

 

Referências:

 

D’ÁVILA, Edison; D’ÁVILA, Márcia. Festas e Tradições Populares de Itajaí. 2. ed. Itajaí: Fundação Genésio Miranda Lins, 2001.




Uso atual No período de férias é possível ver crianças brincando na praia. Nos bairros mais afastados do centro a prática é mais comum
Permite Visitação Sim
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Nenhuma
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Pavimentado
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não



Pontos Fortes:

Interação entre crianças e, às vezes, entre crianças e adultos. Desenvolve o conceito de geometria e noções de física.

Ajuda na coordenação motora.

Pontos Fracos:

Com o advento das mídias sociais e a facilidade de conexão com os meios digitais a brincadeira perdeu muitos adeptos.

Direcionamentos:

Desenvolver um festival de pipa na praia.

Ir para página inicial

Aguarde