Cidade Nome do Bem Natureza
Navegantes Terno de Reis Imaterial


 

Breve Histórico:

A tradição de cantar aos reis chegou com os açorianos no Século XVIII e continua muito presente em todo litoral catarinense. É uma manifestação cultural religiosa festiva, classificada como folclore e praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus) para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

Em termos musicais, os instrumentos usados nas cantorias são praticamente os mesmos da música sertaneja: o violão, a viola, a gaita, o tambor e o violino (conhecido também por rabeca), podendo variar de um grupo para o outro.

O Terno de Reis é uma tradição adaptado das festas populares lúdicas lusitanas que canta a notícia do nascimento de Jesus durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Em Navegantes se costumava cantar Reis até a festa de São Sebastião em 20 de janeiro.

As cidades litorâneas de Santa Catarina já experimentaram com muita força esta tradição. Navegantes, Itajaí e Penha, por exemplo, tinham inúmeros grupos de ternos de reis há 50 anos. As visitas aconteciam durante os festejos natalinos e para receber os Ternos, as famílias preparavam o “doce seco” (bolacha de natal) e uma bebida chamada “Consertada”.

 





Uso atual:

O Grupo Terno de Reis Estrela Guia foi fundado em 09 de dezembro de 2011. Na busca do resgate da tradição secular, Frei Gentil (frei Carmelita), Jacson, Beth, Lino e Alison reuniram-se para vivenciar a tradição. O primeiro encontro do Grupo aconteceu nos dias seguintes na Casa Paroquial da Paróquia São Domingos de Gusmão, no bairro de São Domingos, Navegantes-SC.

Inspirado na estrela que guiou os reis magos ao Menino Jesus, o grupo foi batizado de Grupo Terno de Reis Estrela Guia. Em seis temporadas, o Terno de Reis Estrela Guia levou a mensagem do nascimento do menino Jesus a mais de 300 famílias de Navegantes, Itajaí, Gaspar, Luís Alves, Blumenau e Penha; participou de dezenas de celebrações e festivais de terno de reis em várias cidades de SC.

Incentivado pelos amigos, com destaque ao senhor José Olavo Coelho, o grupo decidiu gravar seu primeiro CD. Com canções que recordam e resgatam a tradição, o primeiro CD apresenta 10 faixas, sendo nove de compositores navegantinos e oito destas composições são inéditas. Há também anualmente um festival de terno de reis que é idealizado pelos dirigentes do Grupo Estrela Guia.



 
Nome Terno de Reis Estrela Guia
Nome Dirigente Tarcísio Weise
E-mail Dirigente tarcisioweise@gmail.com
Telefone Dirigente (47) 99612-8147
Permite Visitação Não
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Sim
Classificação do Tombo Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Navegantes
Data do Tombo 12/06/2017
Grau de Proteção do Tombo Municipal
Livro do Tombo Lei nº 3187 de 12 de junho de 2017


 

Pontos Fortes:

Tradicional ritual praticado na cidade e na região.

Possui um grupo que contribui para perpetuar a cultura do Terno de Reis. Há anualmente o festival de Terno de Reis.

Lei de Incentivo e Fundo Municipal de Cultura que permitem ao grupo de terno de reis a submissão de projetos.

Lei nº 3187 de 12 de junho de 2017 que declara o Terno de Reis como patrimônio imaterial da cidade.

CD gravado pelo grupo Terno de Reis Estrela Guia .

Pontos Fracos:

Insuficiente reconhecimento por parte dos moradores para receber o Terno de Reis.

Direcionamentos:

Incentivar a criação de mais grupos de Terno de Reis.

Fomentar a prática do Terno de Reis em outras regiões do municipio. Dar continuidade no Festival de Terno de Reis.

Lançamento de mais cd’s e publicações referentes ao tema.

Ir para página inicial

Aguarde