Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Carpintaria Naval Imaterial
 

Breve Histórico:

A tradição da carpintaria naval nos arredores do rio Itajaí-Açu advém da cultura ibérica da construção das embarcações em madeira. O primeiro relato de embarcação construída foi de Antônio Menezes Vasconcelos Drummond com a sumaca São Domingos Lourenço. O saber fazer da carpintaria é passado informalmente para os descendentes nos núcleos familiares. Os relatos dos primeiros estaleiros em Navegantes ocorrem no Bairro São Domingos, contudo, devido a construção dos moles da barra a empresa Cobrazil também possuía estaleiro para manutenção das balsas fora do bairro São Domingos.

A prática da carpintaria naval tem cunho artesanal. As peças que são introduzidas nas embarcações são confeccionadas de forma diferenciada, ou seja, são únicas. E a construção do barco também é efetivado de forma espelhada, onde é feito um lado e o outro é copiado invertidamente.

A partes componentes desse modelo de embarcação seriam, quilha, caverna, bolina, cadastro, pé de galo, proa, popa, bombordo, boroeste e costado. Uma vez a parte de marcenaria sendo entregue o acabamento é efetivado pelo Calafate, que isola as frestas existentes na madeira, evitando a entrada de água para dentro da embarcação.

 

 

Uso atual:

A carpintaria naval encontra-se em processo de mudança das suas técnicas com o advento de novos materiais (aço, resinas e laminados) e processos construtivos, bem como a inserção da energia na alimentação das ferramentas. Mesmo que a construção em madeira ainda seja preponderante, tanto pelo custo quanto pela sua demanda, a mão-de-obra de carpintaria não tem a mesma abundância como era em outros períodos.

Aliado a essa diminuição da mão-de-obra na carpintaria naval de madeira, o número de estaleiros que trabalham com embarcações em aço aumenta devido a demanda de produção do petróleo e de serviços navais em alto mar, que poderá no futuro diminuir a construção de embarcações em madeira.


 
Nome Prefeitura Municipal de Navegantes
Permite Visitação Sim
Horário para a Visita Mediante agendamento prévio
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Pouca
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Pavimentado
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não
 

Pontos Fortes:

Meio de emprego e renda para grande parte da população ribeirinha da cidade. Tradição amplamente conhecida na região e no estado de Santa Catarina.

Pontos Fracos:

 

Mão-de-obra está migrando para estaleiros industriais.

Falta de incentivo municipal para manutenção dessa tradição.

Direcionamentos:

Criação de oficinas para prática da carpintaria naval.

Incentivo fiscal para manutenção dos espaços onde os estaleiros encontram-se instalados.

 

Ir para página inicial

Aguarde