Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Luz do Trilho Imaterial


Breve Histórico:

A lenda conhecida como Luz do Trilho, começou aparecer mediante a extração de pedras para construção dos molhes da barra para o Porto de Itajaí pela empresa Cobrazil. O acontecimento envolve luzes que aparecem no trajeto da pedreira onde eram retiradas as rochas até o seu destino final que seria a foz do rio Itajaí-Açu. Há relatos dos moradores que essas luzes os perseguiam no meio da noite, pareciam uma espécie de boi tatá, ou uma língua de fogo. “Eu fui de carroça comprar banana no Pedro Virgínio, nas Queimadas, que chamavam da reta das pedreiras e vi a luz. Como já era noite, pensei que fosse uma estrela. Aquela luz nos acompanhou o tempo todo, desde o morro das Pedreiras até a saída da estrada. Às vezes ela saía do morro, outras vezes se localizava no trilho” (OLIVEIRA, 2012, p.229 ). Vale lembrar que Navegantes nesse período não existia a luz elétrica ainda e todo o imaginário se dava na escuridão da noite.

 

Referências:

OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p. ROSÁRIO, Anderson do. Pedro e a Luz do Trilho. Fundação Cultural de Navegantes.

2015. Disponível em . Acesso em out. 2017.

Ano de Fundação:                     Século XX

Uso atual:

Com o final das obras do molhe norte o fenômeno Luz do Trilho encerrou-se, contudo as falas sobre esse acontecimento encontra-se no imaginário dos navegantinos.

Há uma história em quadrinhos sobre a luz do trilho. O material foi usado por algumas escolas do município e está disponível em: https://issuu.com/andersondorosario/docs/luz-do-trilho-final



Permite Visitação Sim
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Nenhuma
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Pavimentado
Tipo Proprietário Público
Bem tombado ou Registrado? Não


Pontos Fortes:

Ainda presente no imaginário popular.

Há uma história em quadrinhos sobre a luz do trilho.

Pontos Fracos:

Não identificado.

Direcionamentos:

Quando criar um espaço de memória em Navegantes utilizar o causo como fonte histórica.

 

Ir para página inicial

Aguarde