Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes RECEITA – ESCABECHE Imaterial


Breve Histórico:

O escabeche era produzido em Navegantes como forma de conservação do peixe. Historicamente o escabeche era preparado pelos espanhóis e portugueses que o utilizava especialmente para as viagens na época do descobrimento pois o vinagre contribuía para preservar o alimento por meses sem deteriorar. Em Navegantes, não se tinha energia elétrica e por isso o escabeche possibilitava armazenagem do peixe por mais tempo.

A culinária local é relevante para o fortalecimento dos laços sociais e, sob a ótica do patrimônio, é resultante de um conjunto de elementos materiais disponíveis no território e do legado imaterial das culturas alimentares dos povos que formam a coletividade. Tradicionalmente os valores e os significados das receitas são mantidos, mas a forma de produção e alguns ingredientes sofrem pequenas variações dependendo do responsável pela elaboração do prato. É neste contexto que cita- se a receita a seguir.

 

INGREDIENTES

 

Postas de um peixe firme como garoupa ou cação. Sal.

Cebola.

 

Tomate.

 

Pimenta-do-reino.

 

Orégano ou coentro.

 

Tempero verde.

 

Vinagre de álcool

 

Farinha de trigo e óleo para fritura. INSTRUÇÕES DE PREPARO

Tempere as postas de peixe com sal e pimenta. Após 20 minutos seque o peixe e passe na farinha de trigo, levando à fritura. Refogue a cebola, o pimentão e os tomates cortados em rodelas. Num prato fundo monte camadas de peixe frito com o refogado e pitadas de orégano ou coentro e tempero verde picadinho. Complete com o vinagre até cobrir. Se desejar mais fraco acrescente um pouco de água fervida. Esse prato pode ser servido quente ou curtido na geladeira. Para servir na hora,

 

elimine o vinagre da receita. DICA

Acerte o sal e a pimenta após o preparo.

Uso atual:

Em restaurantes de Navegantes e região é um dos principais pratos do cardápio.

Permite Visitação:                     Não

Tipo Proprietário:                     Privada

Bem tombado ou Registrado?:Não

Pontos Fortes:

Receita típica da região.

Fácil encontrar em restaurantes com especialidade em Frutos do Mar.

Pontos Fracos:

Baixa na pesca da tainha reduz a disponibilidade do ingrediente principal.

Quando há a proibição da pesca da tainha por conta da quantidade reduzida da mesma ou pelos peixes não atingirem o tamanho necessário para a pesca.

Direcionamentos:

Resgatar o modo de fazer tradicional das receitas que utilizam peixe. Registrar em um livro a gastronomia local.

 

Ir para página inicial

Aguarde