
Cidade: | Nome do Bem: | Natureza: |
Navegantes | Receita - Lambe Lambe | Imaterial |
Breve Histórico:
Precisar a origem do prato típico Lambe Lambe não é fácil, mas é um exemplo perfeito da mistura entre os hábitos de colonizadores portugueses, de indígenas e até de piratas espanhóis que já tinham o costume de cozinhar arroz com frutos do mar.
A culinária local é relevante para o fortalecimento dos laços sociais e, sob a ótica do patrimônio, é resultante de um conjunto de elementos materiais disponíveis no território e do legado imaterial das culturas alimentares dos povos que formam a coletividade. Tradicionalmente os valores e os significados das receitas são mantidos, mas a forma de produção e alguns ingredientes sofrem pequenas variações dependendo do responsável pela elaboração do prato. É neste contexto que cita- se a receita a seguir.
INGREDIENTES
12 mariscos grandes lavados e escovados (esta é a etapa mais difícil, como ele vai ser cozido junto com o arroz, tem que ser bem limpo) 1 xícara de arroz cru.
1 cebola média picadinha. 4 dentes de alhos.
1 colher de azeite para refogar. 3 tomates grandes picadinhos.
1 maço de cheiro verde e manjericão.
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Refogue a cebola e o alho picado no azeite, quando estiverem dourados acrescente os tomates, deixe ferver até soltar um pouco da água.
Acrescente metade do cheiro verde e o marisco com a casca e tudo. Mexa e adicione o arroz (cru) com 1/2 litro de água quente.
Deixe ferver por uns 10 minutos. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo.
DICA
O arroz vai cozinhar e entrar no marisco. Come-se o marisco com as mãos. Sugere-se que surge daí a origem do nome Lambe Lambe pois você lambe os mariscos e os dedos para comer…
Referências:
OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p. VANZUITA, Fátima. Lambe Lambe. Receita disponibilizada pela Chef Fátima Vanzuita. 2017.
Uso atual:
Alguns restaurantes de Navegantes que têm como especialidade frutos do mar oferecem esse prato em seu cardápio.
Permite Visitação: Não
Tipo Proprietário: Público
Bem tombado ou Registrado?:Não
Pontos Fortes:
Receita tradicional no litoral catarinense e paranaense.
Ingredientes de baixo custo o que torna viável a elaboração deste prato.
Presente no cardápio dos restaurantes especializados em frutos do mar de Navegantes.
Pontos Fracos:
Devido a maré vermelha, em determinadas épocas o marisco é proibido.
Direcionamentos:
Criar um livro com receitas típicas da cidade.
Ir para página inicial