Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Receita - Peixe Seco Imaterial


Breve Histórico:

Chamamos também de peixe escalado. É o processo de abrir o peixe pelo lombo (costas). Assim é feito para posterior salgamento e secagem ao sol. Método antigo usado pelos caiçaras para conservação, mais duradoura, do pescado. Guardado em lugar seco e arejado, chega a manter-se em bom estado de consumo até um ano. Segundo o ex-pescador Milton Ferreira é possível fazer a secagem com qualquer peixe mas, os melhores para apreciar em um bom prato são: a tainha, a cavala, a sororoca e a anchova.

 

A culinária local é relevante para o fortalecimento dos laços sociais e, sob a ótica do patrimônio, é resultante de um conjunto de elementos materiais disponíveis no território e do legado imaterial das culturas alimentares dos povos que formam a coletividade. Tradicionalmente os valores e os significados das receitas são mantidos, mas a forma de produção e alguns ingredientes sofrem pequenas variações dependendo do responsável pela elaboração do prato. É neste contexto que cita- se a receita a seguir.

 

INGREDIENTES

 

Peixe e sal.

 

INSTRUÇÕES DE PREPARO

 

Escolha o local adequado para secar o peixe. A secagem funciona melhor em baixa umidade e requer uma área protegida de animais, poeira e luz solar direta.

Prepare o peixe fresco, pescado no mesmo dia, para a secagem. Retire cabeça, guelras, intestinos, nadadeiras e espinhas. Deixe a pele intacta.

Lave o peixe em água fria e retire os resíduos restantes. Mergulhe o peixe em uma solução de um copo de sal em um litro de água fria, por trinta minutos. Escorra o peixe e lave a carne novamente.

Cubra o peixe com uma grande quantidade de sal grosso de decapagem. Pressione o sal na carne do peixe para aumentar a aderência, o que ajuda a firmá-la.

Coloque o peixe em prateleiras de madeira, para secagem ao ar livre. Não utilize prateleiras de metal, pois elas podem oxidar e deixar o peixe com sabor estranho.

Tente secar o pescado durante o dia. Pressione a carne do peixe para retirar a água salgada, pois isso acelera a secagem. Durante a noite, coloque as prateleiras de secagem dentro de casa, para não atrair animais.

Após cinco dias, verifique se os peixes estão prontos. Quando o peixe estiver seco, a carne pode ser saboreada.

 

Referências:

 

Disponível em . Acesso em out. 2017.

 

Uso atual:

Atualmente encontra-se esse peixe seco no Mercado Público de Itajaí e nas peixarias do bairro Pontal.

Permite Visitação:                     Não

Tipo Proprietário:                     Privada

Bem tombado ou Registrado?:Não

Pontos Fortes:

Prevenção de doenças cardíacas. Melhora na pele.

Pontos Fracos:

Não é comum encontrar esse peixe em Navegantes, são poucos os pescadores que ainda fazem a secagem do peixe.

Direcionamentos:

Fomentar uma feira de gastronomia local com comidas que utilizem peixe.

 

Ir para página inicial

Aguarde