Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Fantasma da Figueira Imaterial

 

 

Breve Histórico:

Com a intenção de brincar e amedrontar as pessoas José Izídio subia na figueira que ficava em frente da casa de Juvenal Mafra, ao lado da casa de Dona Henriqueta, e jogava nos transeuntes um lençol. Certo dia José Izídio repetiu a brincadeira com o Sr. Joca Felício e ele resolveu enfrentar o tal “fantasma”. Joca subiu na figueira e descobriu quem era o autor das peripécias. José Izídio desceu da árvore e deixou preso um acordeão, instrumento que ficou tocando sozinho.

 

Há relatos no bairro São Paulo, local onde também existiu de uma figueira centenária, que nas noites um homem vestido com uma roupa preta e cheia de botões aparecia aos que passavam por ali. Outros relatam a história de que naquela mesma figueira estava enterrado ouro. A figueira ficava localizada na propriedade do Sr. Antônio Carlos da Silva na rua Padre João Pivatto. Calinho, como é conhecido no bairro, contou que a figueira morreu por tanto mexerem na terra em busca do ouro.

 

Outra narração semelhante é relacionada à figueira da família Benassi. Segundo relato dos Benassi, conta-se que no depósito de material de construção ainda existe a figueira centenária e que cresceram ouvindo que embaixo dela existe ouro e sem contar no tal fantasma que sempre habitou o imaginário de quem passa por ali.

 

Sabe-se que a história do Fantasma da Figueira é contada em vários pontos de Navegantes e que ainda permeia o imaginário popular.

 

Referências:

 

OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p.

Uso atual:

O Fantasma da Figueira é uma forma de demonstrar a crença popular e como os moradores de Navegantes lidavam com isso. As figueiras ficaram no imaginário local como espaço de assombração e lembrança das aparições do "fantasma". De todos os casos de figueira identificados a única existente em 2017 encontra-se no depósito do material de construção Benassi.






Permite Visitação Não
Tipo Proprietário Público
Bem tombado ou Registrado? Não

 

 

Pontos Fortes:

Presente no imaginário popular navegantino.

Pontos Fracos:

Não identificado.

Direcionamentos:

Quando houver a criação de um espaço de memória em Navegantes utilizar o Fantasma da Figueira como resgate histórico.

 

Ir para página inicial

Aguarde