Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Ervas Medicinais / Remédios Caseiros Imaterial


Breve Histórico:

Durante muito tempo, as ervas medicinais consistiam na única opção de tratamento para os moradores de Navegantes além das benzedeiras. Historicamente, as ervas medicinais e as benzedeiras foram muito importantes para a saúde da população.

 

Nas últimas décadas, o interesse por plantas medicinais vem crescendo a cada ano no mundo todo, que a Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece o valor potencial das plantas medicinais, e recomenda com insistência aos países membros da ONU que utilizem seus conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais como recurso terapêutico viável. As plantas medicinais relacionadas e o uso terapêutico delas já foram usadas pelas pessoas das comunidades de Navegantes e até hoje fazem parte da sabedoria popular.

 

Considerando a importância das plantas medicinais para Navegantes, em 2015 foi realizado o projeto patrocinado pela Fundação Cultural intitulado Colcha de Retalhos que visou resgatar o uso e o conhecimento das plantas usadas nos quintais das comunidades. Os resultados deste projeto serviu como fonte de pesquisas para os usos das plantas aqui identificadas. Ressalta-se que algumas plantas não são originárias do bioma Mata Atlântica e portanto, não são típicas em Navegantes. No entanto, foram elencadas no resultado do projeto Colcha de Retalhos o que pode significar a introdução mais recente de novas ervas medicinais oriundas de outras regiões como decorrente desta predisposição local a utilização deste recurso. De acordo com a bióloga e pesquisadora Bárbara Eva Fogguetti de Almeida dentre as plantas exóticas pode-se citar alcachofra, anis estrelado, bardana, beldroega, calêndula, capuchinha, cavalinha, cidrão, cipó mil homens, dente de leão, erva cidreira falsa, guaçatonga, maçã, mil em ramas, pau-de-sangue, papoula e tomilho.

 

A seguir, algumas ervas e suas indicações terapêuticas são apresentadas de acordo com o levantamento realizado pelo Colcha de Retalhos:

 

ABACATE (Persea gratíssima) – É excitante vesicular, balsâmico, contra gases intestinais, estomáquico, cura e cicatriza feridas ou contusões, afrodisíaco, diurético, provoca menstruação e anti-sifílico. Das folhas extrai-se remédio para reumatismo, rins, bexiga, também serve para a limpeza do fígado, que pode estar saturado de gordura e toxicinas, devido a insuficiência hepática e retenção da bile. A polpa do abacate pode ser usada como uma manteiga vegetal e no preparo de vários pratos, bem como uma máscara facial, amaciante para mãos e pele em geral e pomada cicatrizante de feridas. A fruta também é apontada como responsável por gerar ou aumentar o fluxo menstrual (emenagogo).

 

AGRIÃO (Nasturtium Officinale) – diabetes, para baixar a taxa de açúcar, dermatoses, cicatrização das placas escorbúticas e escrofulosas, loção para a calvice, atonia intestinal, raquitismo, escrofulose e afecções esabúticas, broncopulmonares e da pele, desobstruente do fígado em cataplasma.

 

ALCACHOFRA (Cynara scolymus) – As folhas de alcachofra são conhecidas e utilizadas por possuírem atividade colerética e hepatoprotetora, relacionadas à presença de cinarina. Em diversos testes farmacológicos, extratos das folhas de alcachofra mostraram atividades anticarcinogênica, antioxidante, antibacteriana, diurética, efeito de indução de colerese (produção de secreção biliar), habilidade de inibir a síntese do colesterol e a oxidação do LDL, carminativa (auxilia na eliminação de gases), antiespasmódica, adstringente, cardiotônica, desintoxicante, digestiva, laxativa, estimulante metabólica, hipoglicemiante (auxiliar no tratamento do diabetes) e reguladora (regulariza o aparelho digestivo e os movimentos peristálticos). Pode ainda ser utilizada no combate a lesões de pele.

 

ANIS ESTRELADO (Illicium verum) – Bronquites, cansaço, digestão, doenças da bexiga, inflamação, náuseas, tosses, dores abdominais, reumatismo, dores de dente, diarreias com dor abdominal. Combate H1N1 por ser rico em anetol, atua na fermentação intestinal, cólica biliar, estomacal, uterina e intestinal, no enjoo matinal e na paralisia. Lida com retenção de líquidos e dores de garganta.

 

ALECRIM (Rosmarinus officinalis) – Propriedades adstringentes, tônicas, carminativas (auxilia na eliminação de gases), antiespasmódicas, emenagogas (provoca menstruação) e diaforéticas.

Combate as dores musculares. Ativa as funções do pâncreas e é anticonvulsivo. Dores de cabeça de origem hepática e afecções do sistema digestivo. Pode ser usado também como inseticida. Para esse fim, mistura-se uma xícara de óleo de alecrim em dois litros do chá de fumo. Bata no liquidificador e aplique, como se faz com um inseticida. Como tempero suas folhas são utilizadas para temperar carnes e peixes.

 

ALFAZEMA (Lavandula angustifolia) – É uma planta medicinal com propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas, que pode ser usada na forma de chá usando flores secas ou sachês ou na forma de óleo essencial.

 

ALHO (Allium Sativum) – Amebicida, antiagregante plaquetário, antiasmática, antibiótico, antifúngica, antigripal, anti-hipertensiva, anti-inflamatório, antimicrobiana, antirreumática, antisséptica, antitóxica intestinal, antitrombóbita, antiviral, digestiva, bactericida, bactericida intestinal, carminativa (auxilia na eliminação de gases), depurativo do sangue; desinfetante, digestiva, diurética, emoliente, estimulante, excitante da mucosa estomacal, expectorante, febrífugo, hepatoprotetora, hipoglucemiante, hipolipemiante (inibe a síntese de colesterol e triglicerídeos), hipoviscosizante (reduz a viscosidade plasmática); odontálgica, rubefasciente enérgico, sudorífera, vasodilatadora periférica, vermífuga (solitária e ameba).

 

ARNICA (Solidago microglossa) – Estomáquica, adstringente, cicatrizante e vulnerária. Cicatriza ferimentos, escoriações, traumatismos, contusões.

 

ARRUDA (Ruta graveolens) – A medicina popular indica-a nos casos de supressão da menstruação, por seu efeito fortemente emenagogo (provoca menstruação). Por causar fortes contrações uterinas também possui efeitos abortivos que, por sua vez, podem provocar graves hemorragias, aborto e até a morte da mulher.

 

AVENCA (Adiantum capillus) – Propriedades diuréticas, sedativas, anti-inflamatórias, expectorantes e emenagogas (provoca menstruação). Boa coadjuvante no tratamento de tosses, catarros, afecções bronquiais e rouquidão.

 

BABOSA (Aloe vera) – Estabiliza a glicemia sanguínea em diabéticos, reduz processos inflamatórios, equilibra o colesterol e triglicérides, úlceras, síndrome do intestino irritável, doenças de Chron e doenças celíacas. Fortalece o sistema imunológico, acelera a cura de queimaduras físicas e radioativas, melhora a saúde da gengiva, melhora o funcionamento intestinal, possui enzimas que facilitam a digestão.

 

BARDANA (Arctium Lappa) – Antibiótica, hipoglicemiante, depurativa e alcalinizante, diurética, sudorífera, anti-dispeptica e tônico capilar. Combate o reumatismo, afecções cutâneas, dermatose, furúnculo, bronquite, cálculos da bexiga e biliar, prisão de ventre, queda de cabelo, hidropisia.

 

BELDROEGA (Portulaca oleracea) – Auxilia no tratamento de diarreias, cistites, cólicas renais e hemorroidas. Folhas e caules – suco: para azia, episipega, inflamações dos olhos, afecções das vias urinárias. Sementes: para distúrbios menstruais, afecções das vias urinárias e verminose. Tem potencial antioxidante e é usada como anti-inflamatória, diurética, vermífuga, depurativa, laxante, antiescorbútica, vulnerária tônica, galactogoga, sudorífica, antipirética, emoliente, antibacteriana e cicatrizante.

 

BOLDO (Plectranthus barbatus) – O boldo nacional pode ser usado contra azia, dispepsias (indigestão), mal estar gástrico, no controle da gastrite, na ressaca e como amargo estimulante da digestão e do apetite. Tem efeito hipossecretor gástrico, ou seja, diminui o volume do suco gástrico e sua acidez, fadiga do fígado, distúrbios intestinais, hepatite, cólica e congestão do fígado, obstipação (prisão de ventre ou constipação rebelde), inapetência (ausência de apetite), cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia, ressaca alcoólica.

 

CAMOMILA (Matricaria chamomilla) – é muito usada em chás para cólicas de bebês. Atua ainda acalmando irritações e inflamações dos olhos e da boca. Seu chá possui propriedades digestivas e calmantes das cólicas digestivas e calmante das cólicas intestinais.

 

CAPIM LIMÃO (Cymbopogon citratus) – Aromático, sudorífico, digestivo, antiespasmódico, carminativo (auxilia na eliminação de gases), sedativo e diurético leve, expectorante, antimicrobiano e serve como repelente de insetos. Usado para aliviar cólicas uterinas e intestinais, acabar com micróbios, em estados de nervosismo e agitação, bom para entorses, lumbagos (dor na região lombar), tensões e espasmos musculares, cefaleia tensional, analgésico combatendo febre, dor de cabeça crônica e tosse crônica.

 

CARQUEJA (Baccharis sp.) – Tem sido empregada principalmente a problemas hepáticos (removendo obstruções da vesícula e fígado) e contra disfunções estomacais (melhorando a digestão) e intestinais (como vermífugo). Algumas publicações populares a recomendam ainda para o tratamento de úlcera, diabetes, malária, anginas, anemia, diarreias, inflamações da garganta, vermes, etc.

 

CAVALINHA (Equisetum arvense, Equisetum xylochaeton) – É diurética e hemostática. É usada com frequência nos períodos de desintoxicação. Combate as rugas e estrias da pele, unhas frágeis, flacidez mamária, úlceras varicosas, abcessos, feridas infectadas, eczemas, conjuntivites.

 

CHAPÉU DE COURO (Euchinodorus macraphyllum, Echinodorus grandiflorus) – laxante e diurética. É indicada contra gripes, resfriados, afecções dos rins e bexiga, arteriosclerose, moléstias da pele. Também é indicado no tratamento de erupções na pele.

 

CIDRÃO (Lippia citriodora) – São antispasmódicas, digestíveis e muito eficazes contra as doenças nervosas como melancolia, histeria, hipocondria e afecções do coração. São também famosas emenagogas (provoca menstruação). Fornece material para a indústria tipo vime e as folhas são usadas para a indústria de perfumaria. As folhas são também revestidas de uns pelos glandulosos que secretam uma essência contendo “citral” e “verbenona”. Essa essência é de grande valia para o comércio, justificando assim a intensificação de sua cultura no sul da França.

 

CIPÓ MIL HOMENS (Aristolochia triangularis) – Conhecida popularmente como Abuta, é uma espécie de planta trepadeira citada como antiofídica, emenagoga (provoca menstruação), anticonceptiva, abortiva, anti-helmíntica (parasiticida) e diurética. Externamente é citada como antirreumática.

 

COENTRO (Coriandrum sativum) – Eupéptico, carminativo (auxilia na eliminação de gases), antiespasmódico, exerce ação desinfetante sobre os intestinos. Gastrite, insuficiência pancreática, digestão difícil, flatulência, inapetência e mau hálito.

 

ERVA BALEEIRA (Varronia curassavica) – As principais propriedades da planta erva baleeira são anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, cicatrizante, diurético e laxativo.

 

ERVA CIDREIRA (Melissa officinalis) – utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.

 

ESPINHEIRA SANTA (Maytenus sp.) – Desordens estomacais, antiulcerogênica, anti- inflamatórias, antiespasmódica, antiácida e cicatrizante. Usualmente ela é buscada para o tratamento de úlceras e gastrites crônicas, feridas, ulcerações, acnes e eczemas.

 

FUNCHO (Foeniculum vulgare) – Digestivo, carminativo (auxilia na eliminação de gases), antiespasmódico, laxante suave, antifúngica, galactogogo (ajuda a produzir leite materno), tônico uterino, diurético, estrogênico e inseticida. Estimula a lactação; deficiências digestivas; dores abdominais; cólicas intestinais e flatulências; dificuldade ou dor ao urinar; estimula o fluxo menstrual; gripe; contra excitação nervosa e insônia.

 

GUACO (Mikania sp.) – Combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados. Popularmente, o guaco continua sendo usado para tratar reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos.

 

GUAÇATONGA (Casearia sylvestris) – Também conhecida por erva-de-bugre esta planta tem ação sudorífera, tônica, calmante, depurativo, diurética, cicatrizante, anestesiante, afrodisíaca, estimulante, antirreumática, antipirética, antimicrobiana, entre outras.

 

GENGIBRE (Zingiber officinale) – Descongestionante, tônico, expectorante, eupéptico (facilita a digestão), afrodisíaco, digestivo, carminativo (auxilia na eliminação de gases), sudorífero. É usado para combater gripes, resfriados, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão, bronquites, dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias. Impede a formação de gases no aparelho digestivo. Usado também no combate a enxaqueca por bloquear a síntese de prostagladina, substância produzida pelo organismo e que está envolvida nos processos inflamatórios e na dor. Alterações digestivas associadas com náuseas e vômitos.

 

HORTELÃ (Mentha spicata) – Estimulante, estomacal, carminativo (auxilia na eliminação de gases). Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante.

 

INHAME (Colocasia esculenta) – Os tubérculos são indicados para tratar anemia, convalescenças (período de recuperação, após uma doença ou intervenção cirúrgica), deficiências de cálcio e fósforo. A planta é também indicada para reposição hormonal em homens e mulheres e para afecções da pele (emplastros). Propriedades terapêuticas: energética, mineralizante, anti- inflamatória, imunomoduladora, moduladora hormonal e depurativa.

 

LIMÃO (Citrus × latifólia) – É utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como antisséptico entre outras. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres.

 

MALVA (Malva sylvestris) – Tratamento de infecções, prisão de ventre, afta, bronquite, catarro, dor de garganta, rouquidão, faringite, gastrite, irritação dos olhos, mau hálito, tosse, úlcera.

Cataplasma com as folhas e flores amassadas: picada de insetos, feridas, abcesso, furúnculo. As propriedades da malva incluem sua ação adstringente, diurética, emoliente, expectorante e laxante. Sudorífica, emética (provoca vômito), diurética, antidisentérica (indicado contra a disenteria), estimulante. Cistite, blenorragia, inflamações da boca, garganta, laringe e faringe, aftas. Da pele: inflamações dermatoses, abscessos, furúnculos, picada de insetos. Hidratante e suavizante da pele, gastrites, úlceras.

 

MANJERICÃO (Ocimum minimum) – Antifebril, diurético, estimulante digestivo, sedativo, sudorífico. Aftas, aumenta a lactação, dor de cabeça nervosas, espasmo, gases, gastrite, reumatismo.

 

MARACUJÁ (Passiflora incarnata ou quadrangulares) – Sedativa, antiespasmódica, sonífera, tonificante, refrescante. Analgésico, antiespasmódico, hipnótico, hipotensor e sedativo. Combate ansiedade, nervosismo, stress, insônia, dores e espasmos.

 

MARCELA DO CAMPO (Achyrocline satureioides) – Azia, cálculo biliar, clarear cabelos, cefalalgias, cólicas intestinais, contrações musculares bruscas, contusões, desordens menstruais, diabetes, diarreia, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de cabeça, dor de estômago, epilepsias, espasmos, estimulante da circulação capilar, febre; gastrite, impotência, inapetência (ausência de apetite), inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão; pele e cabelos delicados; nervosismo, perturbações gástricas, protetor solar, queda de cabelos, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, suores fétidos nos pés. Suas flores secas são utilizadas em muitas regiões para o preenchimento de travesseiros e acolchoados.

 

MIL-EM-RAMAS (Achillea millefolium) – Conhecida popularmente como Pronto-Alívio, possui ação diurética, antiespasmódica, cicatrizante, sudorífera, antipirética, hipotensiva, adstringente, antisséptica urinária, hemostática, além de ser tônica amarga e ter efeito levemente hipoglicemiante, eupéptico e colerético (aumenta a secreção biliar). Melhora a circulação do sangue, diminuindo sua viscosidade, diminui hemorragias, atua como tônico dos órgãos digestivo, aumenta a secreção de sucos do estômago e fígado, aumenta a secreção de suco gástrico e a secreção da bílis, diminui as

 

fermentações intestinais, atua com sucesso no caso de gastrite crônica, funcionamento do fígado, espasmos digestivos e flatulências. Suas folhas regulam os ciclos menstruais e aliviam a dismenorreia.

 

PATA DE VACA (balhinia forficata) – Casca e caule possui propriedades expectorantes. As raízes são vermífugas, as flores são purgativas, as folhas são diuréticas e recomendadas como antidiabéticas.

 

SABUGUEIRO (Salix alba) – Sudorífera, antipirética, antiinflamatória, analgésica, antirreumática, antiagregante.

 

SALSA (Petroselinum sativum) – Emenagoga (provoca menstruação), diurética, vasodilatadoras e tonificante. Retenção de líquidos, celulite, insuficiência cardíaca, urina escassa, insuficiência renal, inapetência (ausência de apetite), anemia, esgotamento físico, dismenorreias. Tanto a raiz como as folhas e talinhos da salsa podem ser usados em chá diurético, estimulante, emenagogo e fortificante.

 

SÁLVIA (Sálvia officinalis) – Cicatrizante, anti-inflamatório e antisséptico. É usada para curar esgotamento nervoso, stress e depressão. Combate inapetência (ausência de apetite), astenia (perda ou diminuição da força física), dispepsia (sensação de desconforto digestivo), diabetes, diarreia, amenorreia, dismenorreia.

 

SETE-SANGRIA (Cuphea balsamona) – Depurativa, digestiva, diurética. Combate a arteriosclerose, hipertensão arterial e palpitações. Limpa o estômago e intestinos. Combate também doenças venéreas e afecções da pele.

 

TANSAGEM (Plantago major) – Depurativa, hemostática, béquicas (acalma a tosse e as irritações da faringe), emoliente, expectorante, antitussígena (combate à tosse persistente), tônica, cicatrizante, diurética, anti-inflamatória e antisséptica. Uso pediátrico: Afecções respiratórias – amigdalite, faringite, traqueíte, tosse, catarro, bronquite. Inflamações: otite, parotidite, gengivite, estomatite; Febres intermitentes; Diarreias. Afecções da pele: dermatoses, picadas de inseto; Anemia, debilidade; Constipação intestinal: como laxante. Uso na gestação e na amamentação: Planta segura. O suco puro pode ser usados em bochechos para apressar a cicatrização da gengiva em casos de cirurgia e extrações de dentes. O emplasto da planta macerada combate a inflamação. Para uso interno, pode ser usada como diurético e junto com guaco para combater tosses com catarro.

 

TOMILHO (Thymus vulgaris) – antiespasmódico, antisséptico, anti-helmíntico e antitérmico, desinfeta as vias aéreas, acalma a tosse e estimula a eliminação do muco.

 

Remédios Caseiros

 

PIRÃO DE FARINHA – Segundo relatos de história oral uma prática que era muito utilizada entre os moradores do Arraial dos Navegantes era uma espécie de emplasto feito de pirão de farinha.

Quando alguém se feria, como não existiam muitos recursos imediatos, então era feito esse emplasto e colocado com um pano no ferimento.

 

CEBOLA – Método utilizado quando a pessoa tinha alguma febre. Durante a noite eram amarradas com um pedaço de pano rodelas de cebola nos pés, dizem que a cebola retirava toda a febre e no

 

outro dia pela manhã estava seca. Referências:

MOREIRA, Patricia Costa (Naturóloga). Projeto Colcha de Retalhos. Disponível em:

. Acesso em 17 jul. de 2017

 

MONTAGNA, Arlene Baptista. Ervas Medicinais. Informações disponibilizadas pela Sra. Arlene. 2017.

Uso atual:

As ervas medicinais e os remédios caseiros são de conhecimento popular e utilizadas por residentes de Navegantes.



Permite Visitação Sim
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Nenhuma
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Pavimentado
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não


Pontos Fortes:

Conhecimento popular repassado na família. Fácil acesso às ervas medicinais.

Pontos Fracos:

Algumas pessoas ainda desconhecem as propriedades terapêuticas das ervas.

Falta incentivo por parte de órgãos governamentais para o uso de determinadas ervas no tratamento de enfermidades.

Direcionamentos:

Criar uma horta municipal.

Desenvolver pesquisas sobre as ervas medicinais e as suas propriedades. Fomentar o uso de ervas para tratamentos de saúde.

 

Ir para página inicial

Aguarde