Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Mulher de Branco Imaterial


Breve Histórico:

A lenda da Mulher de Branco na Pedra da Miraguaia vem da comunidade pesqueira do bairro Gravatá. A comunidade se constituiu próxima a uma formação rochosa denominada Pedra do Miraguaia, na qual foi um viveiro natural de crustáceos e moluscos, com grande abundância de peixes que serviu por muito tempo como principal fonte de alimento e renda para a comunidade. Por ser uma comunidade pesqueira ouve-se muitas histórias referentes a pesca e os seres que habitam aquela praia, porém a mais conhecida e até hoje difundida pelos moradores do bairro é a lenda da Mulher de Branco.

 

[…] “em noite de lua cheia, uma mulher vestida toda de branco surgia no alto da Pedra da Miraguaia para assustar os pescadores e extratores de mariscos, que ficavam de vigia durante a noite na praia, assustados com o vulto da Mulher de Branco na Pedra da Miraguaia fugiam para as suas casas.

Caso a Mulher de Branco alcançasse algum pescador avançava rasgando suas roupas”. Referências:

SILVA, Ana Matilde da. Pedra da Miraguaia: Tema gerador de atividades pedagógicas em educação ambiental. UNIVALI. 2007. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.

Uso atual:

A Mulher de Branco é ainda presente no imaginário dos moradores do bairro Gravatá em Navegantes em especial nas noites de lua cheia.





Permite Visitação:                     Sim

Dificuldade Visita:                    Fácil

Sinalização Indicativa:                                  Nenhuma

Sinalização Interpretativa:       Nenhuma

Tipo de Acesso:                                       Pavimentado

Tipo Proprietário:                     Público

Bem tombado ou Registrado?:Não

Pontos Fortes:

Presente no imaginário do Bairro Gravatá.

Pontos Fracos:

Não identificado.

Direcionamentos:

Quando criar um espaço de memória em Navegantes utilizar o causo como fonte.

 

Ir para página inicial

Aguarde