
Cidade: | Nome do Bem: | Natureza: |
Navegantes | Mulher de Branco | Imaterial |
Breve Histórico:
A lenda da Mulher de Branco na Pedra da Miraguaia vem da comunidade pesqueira do bairro Gravatá. A comunidade se constituiu próxima a uma formação rochosa denominada Pedra do Miraguaia, na qual foi um viveiro natural de crustáceos e moluscos, com grande abundância de peixes que serviu por muito tempo como principal fonte de alimento e renda para a comunidade. Por ser uma comunidade pesqueira ouve-se muitas histórias referentes a pesca e os seres que habitam aquela praia, porém a mais conhecida e até hoje difundida pelos moradores do bairro é a lenda da Mulher de Branco.
[…] “em noite de lua cheia, uma mulher vestida toda de branco surgia no alto da Pedra da Miraguaia para assustar os pescadores e extratores de mariscos, que ficavam de vigia durante a noite na praia, assustados com o vulto da Mulher de Branco na Pedra da Miraguaia fugiam para as suas casas.
Caso a Mulher de Branco alcançasse algum pescador avançava rasgando suas roupas”. Referências:
SILVA, Ana Matilde da. Pedra da Miraguaia: Tema gerador de atividades pedagógicas em educação ambiental. UNIVALI. 2007. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2007.
Uso atual:
A Mulher de Branco é ainda presente no imaginário dos moradores do bairro Gravatá em Navegantes em especial nas noites de lua cheia.
Permite Visitação: Sim
Dificuldade Visita: Fácil
Sinalização Indicativa: Nenhuma
Sinalização Interpretativa: Nenhuma
Tipo de Acesso: Pavimentado
Tipo Proprietário: Público
Bem tombado ou Registrado?:Não
Pontos Fortes:
Presente no imaginário do Bairro Gravatá.
Pontos Fracos:
Não identificado.
Direcionamentos:
Quando criar um espaço de memória em Navegantes utilizar o causo como fonte.
Ir para página inicial