
Cidade: | Nome do Bem: | Natureza: |
Navegantes | Tarrafa | Imaterial |
Breve Histórico:
A tarrafa foi um dos primeiros modelos de captura de peixe realizada pelo homem, subproduto da pesca artesanal, esse apetrecho é largamente utilizado em espaços onde a profundidade não é muito baixa, capaz de cercar o pescado de forma mais eficaz.
No Brasil o uso de tal apretecho vem muito da tradição local indígena com a contribuição luso no período colonial, contudo ainda é um elemento da pesca artesanal.
Referências:
ARIÈS, Philippe. História da Vida Privada, 1: do império romano ao ano mil. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1995. 635p
Uso atual:
Em Navegantes o uso de tarrafa se resume aos costões das praias de Gravatá e os molhes da Barra, instrumento utilizado em larga em escala pela população pesqueira local.
O apetrecho em questão também possui toda uma cadeia produtiva de confecção e manutenção das redes, o que incentiva a comunidade e a economia local para continuidade dessa prática pesqueira na cidade.
Permite Visitação: Sim
Dificuldade Visita: Fácil
Sinalização Indicativa: Nenhuma
Sinalização Interpretativa: Nenhuma
Tipo de Acesso: Pavimentado
Tipo Proprietário: Privada Bem tombado ou Registrado?:Não Pontos Fortes:
Elemento ainda em uso pela comunidade pesqueira. Amplamente conhecido pela sociedade navegantina. Fácil acesso de compra.
Pontos Fracos:
Instrumento que possui forte fiscalização ambiental.
Faltam oficinas para difundir o saber fazer de como confeccionar esse instrumento.
Direcionamentos:
Incentivo à criação de oficinas pela Fundação Cultural de Navegantes em parceria com a Associação de Pescadores no intuito de difundir e registrar esse patrimônio com suas variações de uso.
Ir para página inicial