Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Tarrafa Imaterial


Breve Histórico:

A tarrafa foi um dos primeiros modelos de captura de peixe realizada pelo homem, subproduto da pesca artesanal, esse apetrecho é largamente utilizado em espaços onde a profundidade não é muito baixa, capaz de cercar o pescado de forma mais eficaz.

 

No Brasil o uso de tal apretecho vem muito da tradição local indígena com a contribuição luso no período colonial, contudo ainda é um elemento da pesca artesanal.

 

Referências:

 

ARIÈS, Philippe. História da Vida Privada, 1: do império romano ao ano mil. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1995. 635p

Uso atual:

Em Navegantes o uso de tarrafa se resume aos costões das praias de Gravatá e os molhes da Barra, instrumento utilizado em larga em escala pela população pesqueira local.

O apetrecho em questão também possui toda uma cadeia produtiva de confecção e manutenção das redes, o que incentiva a comunidade e a economia local para continuidade dessa prática pesqueira na cidade.

Permite Visitação:                     Sim

Dificuldade Visita:                    Fácil

Sinalização Indicativa:                                  Nenhuma

Sinalização Interpretativa:       Nenhuma

Tipo de Acesso:                                       Pavimentado

Tipo Proprietário:                     Privada Bem tombado ou Registrado?:Não Pontos Fortes:

Elemento ainda em uso pela comunidade pesqueira. Amplamente conhecido pela sociedade navegantina. Fácil acesso de compra.

Pontos Fracos:

Instrumento que possui forte fiscalização ambiental.

Faltam oficinas para difundir o saber fazer de como confeccionar esse instrumento.

Direcionamentos:

Incentivo à criação de oficinas pela Fundação Cultural de Navegantes em parceria com a Associação de Pescadores no intuito de difundir e registrar esse patrimônio com suas variações de uso.

 

Ir para página inicial

Aguarde