Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Engenho de Farinha Imaterial


Breve Histórico:

De acordo com Serpa (2000, p. 37) “a técnica de plantio da mandioca e da produção de sua farinha é um legado indígena” que foi assimilado pelos europeus em território brasileiro. A partir de meados do século XVIII, com a imigração açoriana em Santa Catarina o processo de beneficiamento da farinha de mandioca ganhou destaque. O ciclo da farinha perdurou até a primeira metade do século XX, ainda restando resquícios desse ciclo econômico em localidades onde a agricultura é a principal fonte de renda.

 

O modo de fazer a farinha em engenhos é uma tradição em Navegantes. A farinha é um ingrediente muito usado na culinária local e quando produzida de maneira tradicional é mais valorizada pelos navegantinos. Os engenhos de farinha eram quando localizados na praia de Navegantes eram movidos por tração animal, com o advento da modernização hoje a produção é feita através de maquinários e estão todos localizados no bairro Escalvados.

 

Referências:

 

SERPA, Ivan Carlos. Os Engenhos de Limeira: História e memória da imigração italiana no Vale do Itajaí. Itajaí/SC: UNIVALI 2000.

Uso atual:

A existência de Engenhos de Farinha em Navegantes se relega aos espaços rurais da cidade, como por exemplo o bairro Escalvados. Anteriormente eles encontravam-se perto da praia, no entanto, com o desenvolvimento urbano e por consequência a mudança do ciclo econômico local, deslocou- se tal atividade para bairros mais afastados do Centro.

Segundo a historiadora Benta Cristina o engenho que ainda existe no Escalvados é o da família Teles. Ele ficava sob cuidados do Sr. Wilson e depois passou para seu sobrinho Willian.



Permite Visitação Sim
Horário para Visita Mediante agendamento prévio
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Nenhuma
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Misto
Serviços regulares Oferta alimentar
Atividades Esporádicas Apresentações, Outros
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não


Pontos Fortes:

Existência de engenhos de farinha em funcionamento.

Pontos Fracos:

Falta de incentivo a preservação desse saber fazer.

Direcionamentos:

Realizar inventário com os registros dos engenhos de farinha existentes (em uso ou conservados).

 

Elaborar um roteiro turístico incluindo visitação a esses espaços.

 

Ir para página inicial

Aguarde