Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Salga Imaterial


Breve Histórico:

Os primeiros registros de salga de pescado vem da Península Ibérica durante o período greco- romano, mas era uma prática recorrente em todo o Mar Mediterrâneo. Técnica essa trazida por ibéricos ao Brasil durante o período colonial para conservar alimentos de mar principalmente aqueles usados em embarcações.

 

A salga é um dos subprodutos da pesca artesanal no que concerne a conservação do pescado. Basicamente os espaços para esse processo consistiam em tanques onde era aplicado o sal para melhor durabilidade do peixe e também do camarão. O processo era da salga de peixes por inteiro, dentro do prazo de 24 horas. Os locais eram variados, mas se concentravam geralmente onde existiam atracadouros de embarcações artesanais ou industriais. No caso do camarão também existe o processo de descascamento, esse por sua vez envolve a retirada da casca desse pescado, ocasionando aumento do valor agregado final no produto.

 

Referências:

 

MARTIN, Gabriela. Garum e Salsamentum: Técnicas de Salga de Peixe na Antiguidade. Disponível em: . Acesso em 14/08/2017.

Ano de Fundação:                     Séc. XX

Uso atual:

Não existem mais salgas comerciais na cidade devido ao não atendimento das normas da saúde pública que impõe critérios de armazenagem e conservação do produto pesqueiro. Essa exigências dificultam o processo tradicional da salga para parâmetros comerciais.

Com as normas da vigilância sanitária impostas para essa prática, a salga praticamente foi extinta como forma de produção e geração de emprego e renda. No entanto, nas casas de pescadores e em algumas residências navegantinas é possível identificar a prática da salga como forma de conservação do peixe bem como o ato de descascar camarão que será consumido pela família.

Permite Visitação:                     Não

Tipo Proprietário:                     Privada

Bem tombado ou Registrado?:Não

Pontos Fortes:

Saber fazer de um processo artesanal para conservação de alimentos de mar.

Local que gerava emprego e renda para população que não era embarcada para a coleta de pescado.

Atividade econômica que contribuía com a economia familiar.

Pontos Fracos:

Falta de registro desse processo artesanal de conservação de alimentos. A não adequação às normas da vigilância sanitária.

Direcionamentos:

Identificar espaços onde possuíam salgas em Navegantes, registrando os mesmos como

 

espaços de memória.

Realizar entrevistas com os antigos trabalhadores e donos de salga para registrar o processo comercial da pesca artesanal.

 

Ir para página inicial

Aguarde