Cidade: Nome do Bem: Natureza:
Navegantes Caso Urinol Imaterial


Breve Histórico:

O urinol é um utensílio usado em substituição ao vaso sanitário e seu uso era recorrente no litoral catarinense devido às condições sanitárias existentes no Estado. O urinol poderia ser de diversos materiais, dentre eles barro, louça e esmalte. O barro era usado principalmente para pessoas de menor posse e os outros dois para quem possuía condições econômicas mais elevadas. Os urinóis de louça e esmalte, geralmente eram importados e possuíam designer rebuscado, que poderiam ser usados também para decoração das residências devido a sua beleza.

 

Um fato hilário ocorreu em Navegantes envolvendo um urinol decorativo. Por Navegantes ter pertencido ao município de Itajaí, nesta comunidade litorânea houve forte presença da Capitania dos Portos. A Capitania era responsável desde a emissão de documentos para saída de barcos até a fiscalização. Com isso, era recorrente o Capitão de Portos se fazer presente na comunidade pesqueira. O Capitão dos Portos geralmente realizava visitas para algum almoço ou café com a presença dos proprietários das casas. Em uma dessas ocasiões, como era de costume, foi servido caldo de peixe, entretanto por não possuir utensílio de cozinha a altura do convidado em questão a proprietária serviu o prato dentro de um urinol ao invés de uma sopeira. O Capitão dos Portos ficou com receio perante a presença de tal utensílio na mesa e, no intuito de resolver o inconveniente perceptível no semblante do visitante, a anfitriã o tranquilizou alegando que o urinol não era de uso e sim um objeto decorativo da residência. Uma vez esclarecida a situação o convidado tomou o caldo de peixe. Este fato ficou conhecido como Caso do Urinol e ainda é lembrado como um acontecimento cômico.

 

Referências:

OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p. URINOL em Porcelana (Foto). Museu do Urinol. Salamanca, Espanha. Disponível em:

. Acesso em jul. 2017

Ano de Fundação:                     Século XX

Uso atual:

O saneamento básico na cidade de Navegantes teve avanços significantes nos últimos anos, contudo, a utilização de instrumentos como o urinol ainda não são totalmente descartados. O caso do urinol demonstra as relações de amizade e compadrio entre os habitantes naquele período em Navegantes além da importância desse instrumento na casa dos moradores.

Permite Visitação Não
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não


Permite Visitação:                     Não

Tipo Proprietário:                     Privada

Bem tombado ou Registrado?:Não

Pontos Fortes:

A presença do sanitarismo em Navegantes.

Pontos Fracos:

O urinol como utensílio não está mais presente na casa dos moradores, portanto, é recorrente

 

num espaço de memória.

Direcionamentos:

Quando ocorrer a criação de um espaço de memória em Navegantes sugere-se utilizar o causo como fonte histórica da evolução do sanitarismo na cidade.

 

Ir para página inicial

Aguarde